Meditação

Cada vez são mais as pessoas que introduzem a meditação na sua rotina diária, seja como um antídoto efectivo para o stress ou como um simples método de relaxamento.
A Meditação proporciona um entendimento espiritual da própria pessoa, e ajuda-nos a ter novas atitudes e respostas perante os constantes desafios da vida diária.
A Meditação é o processo de redescobrir, vivenciar e utilizar as qualidades positivas, que de uma forma latente, existem no interior do ser humano.
Para conseguir resultados satisfatórios é preciso fazer meditação assiduamente. A meditação não requer habilidade ou talento, só força de vontade e prática.
A prática diária ajuda-nos a elevar a consciência com o objectivo de alcançar maiores níveis de auto-realização pessoal.

Benefícios da Meditação:
Hoje em dia são amplamente reconhecidos os múltiplos benefícios que a meditação oferece nas mais diversas áreas da nossa sociedade. A meditação leva-nos a:
a) A um nível superior de bem-estar e auto-conhecimento e de maior controlo sobre os pensamentos, principalmente pensamentos intrusos à nossa vontade;
b) A um aproveitamento dos recursos interiores e qualidades intrínsecas da nossa personalidade e a um maior fortalecimento interior;
c) A um maior equilíbrio emocional, serenidade na vida e maior integridade pessoal.
d) A melhorar a nossa capacidade para enfrentar os seus desafios diários, a um nível maior de Paz interior e de compreensão e experiência de consciências superiores.

Comecemos a Meditar:
Se está a iniciar a sua pratica de Meditação, aqui estão os primeiros passos básicos para começar.
Crie um momento consigo mesmo, durante dez a quinze minutos todos os dias.
Encontre um lugar tranquilo e relaxado. Uma música suave e uma luz ténue podem ajudar a criar o ambiente adequado.
Sente-se comodamente no chão ou sobre uma almofada com as costas direitas.
Com os olhos abertos fixe um ponto em frente a si e descanse aí o seu olhar.
Abstraia a sua atenção gradualmente de todas as distracções exteriores (objectos, ruídos, etc)
Observe os seus próprios pensamentos, não os julgue, nem se deixe levar por eles, só os observe.
Crie pensamentos sobre si mesmo, por exemplo: “sou um ser de paz” ou “eu sou luz”..
Mantenha esse pensamento na sua mente e visualize-se como um ser de paz, pacifico, silencioso e tranquilo, envolto em luz.
Esteja consciente dos seus pensamentos, mantenha-os na sua mente e não se preocupe com outros pensamentos que venham para o distrair. Permita-se observa-los, deixe-os passar e volte ao pensamento inicial; “ sou um ser de paz”.
Reconheça e aprecie os sentimentos positivos que possam surgir a partir deste pensamento.
Mantenha-se consciente e confortável nesses pensamentos e sentimentos durante uns minutos, sem se distrair com pensamentos estranhos.
Visualize assim as suas relações e circunstâncias normais, por exemplo, não seja passivo ou submisso, seja consciente, claro e positivo em todas as suas respostas.
Termine a sua meditação fechando os olhos uns instantes, criando um silêncio completo na sua mente e, lentamente, mexa as suas mãos e pés e volte a si.

Pode parecer difícil ao inicio, mas a prática regular, de preferência diária, transformar-se-á numa realidade e a sua consciência expandir-se-á de uma forma natural, além dos benefícios em termos físicos, maior tranquilidade, melhores padrões de sono, melhor disposição e humor, ansiedade, para citar alguns exemplos.

Artigo de Jorge Carvajal Posada adaptado pela Dra. Ana Moreira.

Artigos
Pensamentos
Sugestões de Leitura
Sugestões de Filmes
Biografia
Palestras
Testemunhos
Workshops
Curiosidades
Contactos