Limpeza da casa

– Ramos de giesta e alecrim, em infusão, para lavar o chão.
– As nozes de saponária são fruto de uma árvore com o mesmo nome, cultivada principalmente na Índia e no Nepal. A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja acção é semelhante à do sabão, quando entra em contacto com água. Estas nozes são uma alternativa eficaz e ecológica a detergentes, sabões e sabonetes, ou seja, têm multi-funções de lavagem, sem adição de químicos e sem os efeitos secundários destes (como alergias, etc).
– Limpeza de frutas e vegetais: misture um pouco de sal, vinagre e bicarbonato de sódio com água. Isto retira muita da carga pesticida da fruta e vegetais. Lave bem, de seguida.
– Limpeza de janelas: 2 colheres chá vinagre + 0,25L água quente. Misture num spray, agite, e borrife nos vidros, limpando os vidros com jornal ou roupa velha de algodão.
– Coloque uma pequena taça com vinagre no WC para eliminar odores. Meio copo de vinagre colocado na retrete durante a noite, elimina odores (o cheiro do vinagre também se dissipa durante a noite).
– “Lava-tudo”: ¼ copo de bicarbonato de sódio (vulgar fermento) + ½ copo de vinagre branco + 2 Litros de água quente. Misture bem todos os ingredientes e ponha numa garrafa com spray.
– Esterilizar esponjas cozinha: mergulhe a esponja numa solução altamente salina. Isto mata todas as bactérias.
– Misture sal e vinagre numa pasta grossa, a ser aplicada em pratas e cobre, para polimento. Use um pano suave e dê lustre, depois lave muito bem com água e seque.
– Desinfectante: Misture bem 50 ml de óleo de eucalipto com um Litro de água. Agite, antes de usar. Se não gostar do cheiro do eucalipto, coloque 4 litros de água quente, com 20 gotas de extracto de sementes de toranja. Misture bem e coloque numa garrafa de spray.