O Amor faz bem às nossas vidas

por Dra Ana Moreira

Apaixonamo-nos e depois deixamos de estar apaixonados…
Queremos amar outras pessoas e ás vezes nem sabemos como…
Queremos ser felizes e complicamos tudo à nossa volta…
Porquê?
O que será que nos faz ter vidas menos felizes do que o esperado?
Para quê que temos uma tendência natural para sofrer? Para quê estarmos tristes?

No dia-a-dia do nosso Centro de Medicina Integrativa, atendemos pacientes com doenças graves. E alguns com vidas complicadas, nomeadamente, em termos económicos…. E, mesmo assim, com razões aparentemente plausíveis para sofrer, são pessoas bem-dispostas, de bem com a vida, optimistas, que se querem curar…
E atendemos outros pacientes com situações de doença “menos graves”, pessimistas, tristes, quando aparentemente têm tudo para estar bem: uma família que dá apoio, um trabalho que os satisfaz…
Satisfação.
Porquê temos uma tendência natural para estarmos insatisfeitos com tudo o que de BOM que temos à nossa volta?
Hoje em dia, com as redes sociais, todos os dias lemos mensagens “bonitas”, ás quais colocamos “gosto” e dizemos “que profundo…, que bonito…”
Será que verdadeiramente captamos o intuito daquelas mensagens? Será que conseguimos chegar ao verdadeiro objectivo de quem escreve dessa forma?
Penso que não.
O ser humano tem uma habilidade inata para encontrar-se insatisfeito com a sua vida.
Ao falar diariamente com pacientes, que são os que nos ensinam o verdadeiro sentido da vida, penso o seguinte: “O AMOR FAZ BEM ÁS NOSSAS VIDAS”. Deste modo, deixo os seguintes conselhos:
1) Respire.
Vá até à praia, à montanha, ao lago, uma paisagem que verdadeiramente lhe diga alguma coisa e respire. Respire profunda e pausadamente. Ao respirar com esta consciência:
2) Agradeça.
Diga obrigada por todas as coisas boas que tem na sua vida. Diga obrigada por todas as coisas menos que tem na sua vida; estas são os verdadeiros professores, desta aventura que é viver…
3) Faça uma lista.
Faça uma lista, ao olhar para esta paisagem bonita, enquanto respira pausadamente, de todas as coisas que lhe faltam verdadeiramente para ser feliz.
Vai-se surpreender por ver que afinal não lhe falta nada… Ou falta-lhe muito pouco.
4) Assuma um compromisso.
Assuma um compromisso consigo próprio, que todos os dias da sua vida vai guardar 5 minutos para respirar pausadamente, agradecer todas as coisas que já conseguiu (as tais boas e as menos boas…), sorrir, esforçar-se por cumprir a lista e dar abraços.
5) Ao chegar a casa, abrace as pessoas que mais ama. E diga-lhes que as ama. E que se sente feliz porque essas pessoas compartem a vida consigo… Filhos, pais, companheiro/ companheira, avós, amigos… Todas as pessoas que verdadeiramente gosta. Expresse oralmente os seus sentimentos. Todos precisamos de ouvir essas palavras sentidas e bonitas. Faz toda a diferença no nosso dia-a-dia…
E … já agora… Quantas vezes já sorriu hoje?

Qualquer dúvida relative ao teor deste artigo de opinião entre pf em contacto.