Alimentos de ouro para a saúde

Aprenda a tirar proveito dos benefícios de remédios naturais provenientes das abelhas, como mel, pólen, própolis e geleia real.

Hierarquicamente organizadas na vida social e no desempenho das suas funções, as abelhas assumem um papel de relevância na produção de suplementos com propriedades altamente benéficas para a saúde humana. Da alimentação à cosmética, a sua aplicação é vasta.

Normalmente numa colmeia existem milhares de abelhas operárias, algumas centenas de zangões e apenas uma rainha.

Rainha é a única abelha da colmeia que possui função reprodutiva, acasalando com vários zangões e podendo colocar cerca de 2 000 ovos por dia. Por ser alimentada apenas de geleia real durante toda a sua existência, a rainha é maior do que as operárias e vive em média cinco anos.

Zangões são maiores do que as operárias e não têm ferrão. O seu papel é exclusivamente o de copular a rainha.

Operárias vivem em média 45 dias e desempenham as tarefas de manutenção da colmeia, o que inclui a limpeza, o fabrico do mel e da cera e todos os cuidados com as larvas.

Mel

Saboroso e com propriedades únicas, o mel é uma excelente fonte de energia.

Ao recolherem o néctar de uma flor, as abelhas segregam enzimas que irão decompor o açúcar, dando início ao processo de transformação da substância. O mel é então armazenado em alvéolos no interior da colmeia, em redor dos quais as abelhas batem as asas de forma a permitir a evaporação de grande parte da água. Quando a sua composição atinge menos de 20% de água e se completa a fase de maturação, as células armazém são seladas com uma camada de cera impermeável.

O resultado de todo este procedimento assume especial importância quando se comprovam os benefícios do mel para a saúde.

Sendo um poderoso antisséptico, acalmando a tosse e ajudando o organismo no combate a doenças infeciosas, este alimento é também um excelente cicatrizante.

Mesmo na indústria cosmética, o mel ocupa uma posição de importância no desenvolvimento de produtos como cremes de limpeza, anti-envelhecimento, hidratantes ou champôs.

O sabor do mel depende do tipo de flor da qual o néctar foi retirado.

O mel claro tem um paladar mais suave, enquanto o escuro, feito a partir de flores silvestres, é mais forte.

Além do mel ser bom no gosto e ótimo para a saúde, é também um ótimo substituto do açúcar.

Benefícios Nutricionais do Mel:

· 300 calorias por 100 gramas de mel;
· Fonte de frutose, glicose e sacarose;
· Fornece vitaminas e alguns minerais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Devido à sua composição nutricional o mel pode ser usado para aumentar a energia instantaneamente – a glicose no mel é absorvida rapidamente pelo corpo.

A frutose do mel é absorvida lentamente, fornecendo energia sustentada; por este motivo, o mel é também recomendado na alimentação dos atletas.

O mel é um ótimo substituto do açúcar, apresentando várias vantagens em relação a este:

· É um ingrediente natural;
· Tem menos calorias;
· É mais nutritivo;
· Índice glicémico elevado;
· É mais doce.

O mel é rico em polifenóis (antioxidantes) que ajudam a proteger as células dos radicais livres, tornando-o um excelente aliado na prevenção do cancro.

O consumo de mel é útil para reduzir a inflamação da garganta e acalmar a tosse, tornando-o um excelente aliado para combater estes sintomas, típicos desta estação do ano.

Pólen

O pólen apícola é o resultado da mistura do produto recolhido das flores e as secreções salivares da abelha.

Garante todos os 22 aminoácidos necessários ao bom funcionamento do organismo humano, enquanto a maioria dos alimentos contém apenas um ou dois aminoácidos.

Rico em vários complexos vitamínicos dos quais faz parte a vitamina P, importante no controlo de doenças cardiovasculares, fortalece os capilares e reverte o endurecimento das veias e artérias.

Para além de regular a função intestinal, o pólen tem-se revelado eficaz no tratamento da anemia e na prevenção da inflamação e crescimento da próstata.

Possui elevados níveis de caroteno ou pró-vitamina A (algumas variedades de pólen apícola contêm 20 vezes mais caroteno que a cenoura que é considerada a principal fonte dessa vitamina). O caroteno tem como função atuar no combate aos radicais livres, sendo um potente antioxidante e protetor celular

Além de possuir todos os aminoácidos necessários ao organismo humano, o pólen apícola também é rico em oligoelementos minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo, e em fibras e hormonas vegetais, que estimulam o funcionamento de todos os órgãos internos humanos.

Geleia real e própolis

Especialmente concebida para a alimentação da abelha rainha e das larvas até aos três dias, a geleia real é um leite espesso de sabor ácido que melhora as atividades física e mental do Homem. Previne o envelhecimento precoce e é eficaz no tratamento dos sintomas da menopausa e andropausa.

Por seu lado, a própolis é uma substância resinosa utilizada pelas abelhas para esterilizar a colmeia e impedir a propagação de bactérias e fungos. O seu consumo pelos humanos acelera o processo de renovação das células na medida em que ativa o sistema imunitário, desintoxicando o organismo. É bastante eficaz no tratamento da sinusite, amigdalite e no alívio dos sintomas gripais.