Açúcar branco

De tanto falar aos pacientes para não consumirem açúcar branco, que resolvi escrever algo sobre o açúcar….Leia com atenção este artigo, pois pode explicar porque se sente com quebras de energia…

Quantos de nós já nao sentimos uma vontade, quase incontrolavel, de consumir algo doce? Obviamente, que nao associamos uma bolacha, uma fatia de bolo, um doce ou um pedaço de chocolate a um vicio…

Mas, será que é?

Será que estamos tão habituados ao seu consumo que nem nos apercebemos dos malefícios que causa ao nosso organismo?

O açúcar branco, o mais refinado de todos. O que é?

Em termos “técnicos” chama-se sacarose. É o único açúcar que nos dá apenas calorias. Sem aportar nada mais ao corpo, excepto a sobrecarga das calorias. É composto por uma molécula de glicose e outra de frutose. É extraído a partir da cana de açúcar, e sofre um longo processo de refinação.

Obviamente, que não é do teor deste artigo, falar dos malefícios da sobrecarga de açúcar. E são muitos; desde os mais óbvios, como Diabetes Mellitus, Obesidade e défice de sistema imunitário, até aos mais polémicos, como cancro, doenças cardiovasculares, alterações de comportamento, défice de atenção, hiperactividade; mas também cansaco, depressão e falta de energia, etc…

CONCLUSÃO:

Não se identifica com o exposto? Acha que não está viciado em açúcar?

Então, deixe de comer, durante um MÍNIMO de 15 dias, tudo aquilo que contem açúcar: doces, bolos, bolachas, gomas, chiclets, rebuçados, chocolates, refrigerantes, sumos…

Mas também, deixe de comer comida enlatada ou embalada (leia a composicao das embalagens e vai ter uma surpresa!), compotas, alguns medicamentos, molhos comprados, batatas fritas, fast-food, cereais de pequeno-almoço….

…E veja como se sente…. Se subitamente reparar que anda à procura dum rebuçadito no bolso, SIM! , está dependente de açúcar.

O mesmo se aplica a qualquer tipo de adoçante. E recorde que os cereais refinados, “ditos normais”, esparguete de trigo, arroz branco, pão branco, provocam igual sobrecarga.

Deste modo, aconselhamos:

1) coma fruta fora das refeições

2) coma alimentos naturalmente doces, que irão diminuir o desejo de consumir açúcar.

3) substitua os bolos e as sobremesa “normais”, por outros confeccionados com adocantes naturais como o malte de arroz ou de kamut e a geleia de milho.

4) beba um copo de agua morna, 20 min antes do almoço e do jantar.

5) não beba líquidos durante a refeição, e só beba uma hora e meia depois de comer.

6) mastigue um pouco de gengibre antes das refeições.

7) tome suplementos ricos em crómio.

8) coma cereais integrais

Este é um artigo meramente informativo, escrito pela Dra Ana Moreira, e não substitui uma consulta médica individualizada.

Qualquer dúvida, estamos ao seu dispôr.