Terapias / Áreas Complementares

Geobiologia

A geobiologia estuda os efeitos das radiações vindas do subsolo e do meio
ambiente sobre a saúde e bem-estar dos seres vivos. Estuda também os impactos
dos materiais de construção, das formas e da orientação geográfica dos edifícios,
da influência das cores, da poluição sonora, química e radioativa na saúde mental e
física.
O estudo inclui três fases:


1ª Fase – Estudo preliminar da habitação e seu entorno. Será facultado um
relatório/diagnóstico prévio do estudo realizado. (Consulta online)


2ª Fase – Realização do estudo geobiológico tendo como suporte a planta da casa
(1:100), relevando as geopatias, acidentes naturais e anomalias do terreno de
implantação da casa ou habitação. O estudo inclui memória descritiva. (Consulta
online)


3ª Fase – Remediação/neutralização das geopatias ou anomalias existentes e
acompanhamento dos residentes em termos bioenergéticos. (Consulta presencial)

Tenha uma casa saudável, com boas energias.
Para mais informações e/ou marcações por favor entre em contacto.

Medicina Tradicional Chinesa

Baseia-se numa serie de intervenções dirigidas à recuperação do equilíbrio do ser humano. A “doença” é, na medicina tradicional chinesa, uma questão de desarmonia ou desequilíbrio. Esta medicina tradicional apoia-se no conceito tauista do equilíbrio entre os 5 elementos (terra, madeira, fogo, água e metal) e também nos conceitos do budismo.
Cinco axiomas tauistas constituem a sua base:
1. Existem leis naturais que governam o Universo, incluindo os seres humanos
2. A ordem natural do Universo é, de forma inata, harmoniosa e bem organizada.
3. O Universo é dinâmico, e a mudança é a sua única constante. O estancamento está em oposição à lei do Universo e produz o que a “medicina ocidental” denomina de doença.
4. Todos os elementos vivos estão ligados e são independentes
5. Os seres humanos estão intimamente relacionados com o seu meio e são afetados por todas ações que acontecem nele.
Esta medicina é usada no tratamento de doenças crónicas, tem em conta os aspectos pessoais (é holística – favorece não só a saúde física mas também a mental, emocional e espiritual), trata a causa original/básica da doença, para além dos sintomas manifestados.
Yin e Yang: São dois princípios separados mas complementares que descrevem o Universo e o corpo. Estes dois princípios estão em constante interação, opondo-se ou influenciando-se entre si.
Nada é completamente yin ou yang mas uma combinação de ambos.
Na temperatura yin é frio e yang é quente, no género yin é feminino e yang é masculino, na atividade yin é passivo e yang é ativo, etc.
O Qi (ou Chi) é a energia vital fundamental do Universo. Encontra-se no ambiente no ar, na água nos alimentos e na luz do sol. No corpo é a força vital que cria e anima a vida. O nível e quantidade do qi de uma pessoa depende também do estado de equilíbrio físico, mental e emocional. O qi viaja ao longo do corpo através de canais denominados de meridianos.

Nutrição Integrativa

A alimentação é uma das bases fundamentais para a sustentação da nossa saúde. Já Hipócrates (considerado por muitos o Pai da Medicina) dizia: “Que o teu alimento seja o teu remédio”. Todos nos sabemos como saciar a fome.
A questão é, saberemos nós como nos nutrir?
Quais os nutrientes/alimentos que precisamos para sentirmos que o nosso organismo está bem/equilibrado?As consultas de nutrição tentam dar resposta a esta questão.
É sobretudo um trabalho de equipa entre o paciente e o nutricionista.Cada paciente é cuidadosamente avaliado para que se consiga estabelecer um plano alimentar que esteja à altura das necessidades específicas. Progressivamente vamos alcançando os nossos objetivos e aprendendo a respeitar os nossos corpos, sem fundamentalismos porque, como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Saiba mais sobre Nutrição. Aceda aos Artigos Científicos sobre esta matéria. Para mais informações e/ou marcações por favor entre em contacto.

Osteopatia Integrativa

De acordo com o “General Osteopathic Council” a osteopatia é:  “um sistema de diagnóstico e tratamento para uma ampla gama de condições médicas”. A osteopatia trabalha com a estrutura e função do corpo e baseia-se no princípio de que o bem-estar de um indivíduo depende do esqueleto, músculos, ligamentos e tecidos conjuntivos que funcionam em conjunto. Exemplificando, seria como dizer: “Para que seu corpo funcione bem, sua estrutura também deve funcionar bem”. Assim, os osteopatas trabalham para restaurar o estado de equilíbrio do seu corpo, sempre que possível sem o uso de medicamentos ou cirurgia. Os Osteopatas usam diferentes técnicas como o toque, manipulação física, alongamentos e massagem para aumentar a mobilidade das articulações, aliviar a tensão muscular, melhorar o suprimento de sangue e nervos para os tecidos e ajudar os mecanismos de autocura do próprio corpo.”

 

O valor da osteopatia não está em nenhuma técnica específica, mas na filosofia subjacente a uma terapia holística onde “todo” o indivíduo é considerado – corpo, mente, espírito e emoções. Dessa forma, se as pessoas apresentarem desequilíbrios (físicos, emocionais ou mentais) na sua vida, isso pode afetar negativamente a sua saúde geral. 

 

 Numa era de crescente “super-especialização” dos profissionais de Saúde, os osteopatas têm uma visão ampla do corpo Humano, permitindo que se estabeleçam conexões psico-neuro-imunes, através da mobilização da matriz extracelular, pelas fáscias corporais. A osteopatia integrativa procura ir ainda mais profundamente no estudo do Ser Humando que faz consulta, integrando o conhecimento de áreas médicas tradicionais e a investigação científica de ponta disponível, com conhecimentos de naturopatia, homeopatia, medicina tradicional chinesa e bioenergética, procurando a máxima optimização da saúde e bem-estar de cada utente.   

 


Para mais informações e/ou marcações entre em contacto.

Psicogenealogia Aplicada

A psicogenealogia sana a nossa história familiar. Estuda os laços que unem as gerações e que são responsáveis pela história privada, pessoal, relacional e social de cada um. Baseia-se no estudo da influência da vida dos nossos familiares sobre a nossa saúde e no princípio de que nossos ancestrais nos transmitem crenças e valores que influenciam nosso comportamento. A psicogenealogia ajuda a explicar o porquê e como um evento que ocorreu antes do nosso nascimento pode ter um impacto em nossas vidas, é entender qual é o papel e o lugar de cada um, o seu propósito, os objectivos de cada membro do clã e como é transmitido de geração em geração.
Para mais informações e/ou marcações entre em contacto.

Coaching/PNL

O modelo Coaching é uma relação profissional que consiste na arte e metodologia de facilitar ou acompanhar um pacientes durante um processo criativo e não-directivo, que aumenta a capacidade de auto-descoberta e auto-aprendizagem e convida a acção nas áreas propostas por eles.
Levando em conta o Paciente na sua totalidade (dimensão emocional, mental, linguística, corporal, etc.) e sua relação com o meio ambiente, para promover nele, tanto a reflexão quanto o aumento da consciencialização e tomada de decisão.
A intenção é capacitar o Paciente, para que ele tenha a capacidade de se auto-descobrir.
Em suma, trata-se de nos fazer a seguinte pergunta:
Como posso melhorar em …?
Para mais informações e/ou marcações por favor entre em contacto.

Astrologia Psicológica

O objetivo duma consulta de Astrologia Psicológica é a compreensão global e a psicossíntese da sua personalidade, ativando as melhores capacidades que traz consigo de nascimento.
Numa conversa de 90 minutos, explorar-se-ão as suas possibilidades, para o seu melhor desenvolvimento nas áreas vitais da vida de cada pessoa. Para mais informações e/ou marcações por favor entre em contacto.

Acupuntura

A estimulação de pontos energéticos precisos, desde há alguns anos experimentalmente e clinicamente comprovados, origina efeitos clínicos inquestionáveis, desde há mais de 5000 anos.
A OMS, organização mundial da saúde, reconhece (desde 1979) a eficácia da acupuntura no tratamento de mais de 49 doenças e desordens; e em 2012 a UNESCO declarou-a património cultural.
Este maravilhoso legado da cultura chinesa, provém de uma formidável estrutura lógica, duma perspectiva do homem e da sua relação com o seu meio ambiente, constituindo uma complexa cosmovisão, que faz parte da  Medicina Tradicional Chinesa, com a sua particular visão da saúde e da doença.
Uma das indicações “mais conhecidas” da acupuntura, é o sistema musculoesquelético; contudo,  o médico de Medicina Integrada, que faz parte da nossa equipa médica, integra os seus conhecimentos de acupuntura e medicina tradicional chinesa para o diagnóstico global da patologia do paciente e escolha da sua terapêutica individualizada.
Deste modo, no decorrer da consulta médica que possa vir a realizar com um dos elementos da nossa equipa médica, estarão englobados estes milenares conhecimentos de medicina oriental.

Auto-Sanguis

Este tratamento é um tratamento de “desintoxicação”:
Uma questão importante na Medicina Integrativa é a desintoxicação do organismo. Literalmente, significa “limpeza do corpo.”
Todas as toxinas que se acumulam no seu corpo, por exemplo:
– a partir do ambiente (poluição do ar ou tabaco);
– da má nutrição,
– ou através de medicação (por exemplo, se tiver tomado antibióticos, anti-sistema linfáticoinflamatórios e/ou corticosteróides) . . todas estas toxinas podem bloquear o seu sistema imunitário (de defesa) e perturbar o reflexo das respostas do sistema nervoso.
Todas estas toxinas são a razão pela qual o seu corpo já não trabalha otimamente, mesmo que, aparentemente, não tenha nenhum sintoma.
Eliminar todas estas toxinas é uma estratégia importante, especialmente quando se trata de doenças crónicas e/ou degenerativas. Alguns medicamentos trabalham especificamente sobre o fígado e outros sobre os rins ou no sistema linfático. A “limpeza” do , particularmente, é considerada muito importante na Medicina Integrativa.Como se chama esta técnica de DESINTOXICAÇÃO?
Em Medicina Integrativa, chamamos a esta técnica de “injeção auto-sanguis”. Esta injeção é administrada pela sua médica, 1x SEMANA.
Nesta injeção auto-sanguis, os medicamentos de homotoxicologia que vão fazer a drenagem ou a desintoxicação, são misturados com uma gota do seu sangue e são introduzidos na pele (injeção subcutânea) do cotovelo. Esta injeção não é dolorosa.
Enquanto durar o seu tratamento, convém aumentar a ingestão de água diária e diminuir a entrada de toxinas (melhorando a sua alimentação, fazendo exercício físico, deixando de fumar, etc.)Que tipo de produtos são injetados?
Depende do seu tipo de problema; ou seja, para doenças agudas, injetamos um determinado tipo de produtos, para doenças crónico-degenerativas, outros; para dores articulares/ artroses, outros, para uma revitalização geral/sexual, um outro tipo de medicamentos, etc. Cada injeção é individualizada segundo o paciente, e após a primeira consulta médica.

Estes produtos são seguros para mim?
As ampolas não contêm altas concentrações de substâncias ativas. Contêm produtos diluídos.  Daí, entrarem na denominação legal de produtos homeopáticos. Como resultado, os efeitos secundários tóxicos são altamente  improváveis.
Além disto, as ampolas utilizadas no auto-sanguis e em bio-mesoterapia são fabricadas por empresas certificadas, com garantia de qualidade no fabrico dos seus produtos. A maioria das ampolas utilizadas para a injeção são feitas na Alemanha e são submetidas a regras muito estritas de controlo da qualidade e sistemas. Os estudos clínicos em milhares de pacientes têm confirmado a segurança destas ampolas que usamos.

Como é que estas diluições têm um efeito eficaz sobre o meu organismo?
O facto da maioria das ampolas conter baixas concentrações de extratos vegetais é, frequentemente, uma razão para a medicina convencional criticar os eventuais efeitos destes produtos. Mas os produtos utilizados no auto-sanguis e na bio-mesoterapia não são diluídos. É por isso que lhes chamamos de micro-doses. Portanto, é mais do que apenas “injetar água”.

Como é que esta pequena dose pode influenciar o meu corpo?
Quando recebe uma vacina contra o tétano (por exemplo), apenas pequenas quantidades do produto são necessárias para estimular o seu sistema imunológico (que é o seu sistema de defesa). Algumas vacinas podem proteger seu corpo durante vários anos contra essa doença grave!
As injeções de auto-sanguis, não são vacinações mas, o mecanismo de ação é semelhante: micro-doses do produto certo, no local certo do organismo, têm um efeito terapêutico enorme! O auto-sanguis produz os seus efeitos clínicos, uma vez que estimula o sistema imunitário para reiniciar as suas capacidades curativas.
Os médicos (principalmente na Alemanha, Itália e Colômbia) comprovaram nos seus doentes, os efeitos espetaculares destas injeções, durante décadas. O problema foi “provar” perante os outros colegas como estas injeções realmente trabalham. Uma pesquisa recente sobre homotoxicologia deu novas perspectivas sobre a forma como estes produtos atuam. A investigação científica tem demonstrado que, por exemplo, um medicamento de homotoxicologia funciona através do sistema imunológico [por exemplo, os mecanismos de ação de um medicamento (Traumeel(R)) incluem, a inibição da IL 1ß e inibição de TNF-a)].

Mas como é que estas injeções auto-sanguis me podem ajudar com a minha dor ou inflamação, ou com as minhas rugas ou celulite?
Na medicina alopática, o medicamento suprime os sintomas imediatamente. É por isso, por exemplo, que é preciso tomar doses elevadas de substâncias químicas, a fim de suprimir a dor aguda. E, logo que a medicação deixa de fazer efeito, ou se aumenta a dose ou é preciso tomar outro medicamento para tirar a dor. Esta afirmação é válida para anti-inflamatórios, medicamentos para controlar a pressão arterial ou para níveis elevados de colesterol, entre outros. É assim que estes medicamentos são idealizados.
No entanto, no tratamento auto-sanguis, no cotovelo, os medicamentos são injetados em pequenas doses, a fim de estimular os processos de desintoxicação existentes no organismo. Estas micro-doses ativam mecanismos internos; portanto, o efeito de cura vem de “dentro” do seu corpo – e não a partir de produtos químicos.
É a reação do seu sistema imunitário, que irá produzir reações de auto-cura. A reação do seu corpo variará entre uma melhor circulação sanguínea local, ao relaxamento dos músculos e/ou desintoxicação generalizada; e é isto que o fará sentir melhor.

Quantas injeções vou receber em cada sessão?
No auto-sanguis, os medicamentos são injetados “por grupos terapêuticos”; neste caso, pode receber entre 3 a 4 “piquinhas” no cotovelo.

Quantas sessões de bio-mesoterapia serão necessárias?
O facto do seu médico utilizar pequenas doses de produto, significa que tem que ser mais paciente. Se você já teve problemas durante vários meses ou mesmo anos, o seu médico deve trabalhar em “diferentes camadas”. Se se trata de um caso mais complexo, temos de procurar  as causas mais profundas e trabalhar sobre essas queixas.
Ou o seu médico vai propor-lhe uma desintoxicação, mesmo antes de começar a trabalhar sobre os seus sintomas agudos.
Como resultado, pode precisar de cinco sessões, ou mesmo mais para se sentir melhor e deixar de ter sintomas.
É importante perceber que estes medicamentos são produtos que não apresentam qualquer um dos principais efeitos colaterais, para estar motivado a ser mais paciente do que é habitual.
A longo prazo, porém, os resultados da Medicina Biológica são mais duradouros, porque a cura  é interna e não depende de ter que “tomar os comprimidos todos os dias” para tirar os sintomas.

Existe algum elemento de risco com estas micro-injeções?
É claro que o médico que decide a utilização das injeções auto-sanguis, vai fazê-lo de acordo com as técnicas mais recentes. Este é o seu dever como profissional médico. Isto inclui uma técnica de injeção correta, e, naturalmente, a utilização de material descartável estéril. Este último significa que a agulha nunca esteve em contato com qualquer outro paciente e que qualquer transmissão de doenças é impossível. Isso deve dar-lhe a confiança na segurança da técnica.

Quando é que o meu médico deve sugerir um tratamento de auto-sanguis?
As injeções não podem curar todos os seus problemas médicos. Isto não é um milagre terapêutico. Cabe ao seu médico decidir o que pode ser tratado e o que não pode. Neste sentido, quando o tratamento é sugerido, é porque lhe trará benefícios terapêuticos.

Ouvi dizer que as coisas podem piorar imediatamente após o primeiro tratamento. É verdade?
Tudo depende. Cada caso é diferente.
Às vezes, melhora imediatamente após a injeção. Isso significa que se vai sentir melhor dentro de poucos minutos após a injeção.
Mas, quando se lida com queixas que têm persistido durante meses ou anos, as coisas precisam de algum tempo para se curar. Pode notar que, após os primeiros tratamentos (especialmente o dia após a injeção), se sente um pouco pior, experimentando mais dor ou desconforto. Este agravamento temporário, normalmente significa que os processos de cura estão sendo ativados e passa rapidamente.
Em Medicina Integrativa esta fase é chamada de “reação fase”. Mas, quando perceber que isto significa que estamos no “caminho” duma desintoxicação profunda, estará disposto a aceitar estas reações menores, no início do tratamento.
Muitas pessoas ainda acreditam que é necessário parar os tratamentos convencionais quando escolhem a medicina biológica. Isto não é verdade. Em alguns pacientes, até pode ser vantajoso combinar a abordagem convencional com a Medicina Integrativa.
Quando estiver a ser tratado por um médico especializado em Medicina Integrativa, vai continuar a tomar a sua medicação habitual. Este profissional é que lhe indicará, quando a deixará de tomar, se isto for possível, é claro, e normalmente é combinado com o seu médico convencional.
Cada caso deverá ser tido em conta individualmente.

Conclusão
A injeção auto-sanguis é uma técnica médica segura e eficiente, usada em Medicina há várias décadas, na Europa Central e América do Sul.
Usamos estas injeções para estimular as capacidades de auto-cura do seu organismo.
Vale a pena pensar se esta é uma abordagem que o poderá ajudar com os seus problemas pessoais de saúde.
Contacte a nossa equipa de profissionais médicos para saber  se este tratamento é adequado para si.
Para saber mais informações contacte-nos.

Biorresonância

O exame da bioressonância oferece um diagnóstico por frequências, realizando vários testes, como o teste das intolerâncias a substâncias e alimentos, parasitas indesejáveis, metais pesados, radiação, etc.
Identifica as várias patologias agudas e crónicas e lida com a resolução do problemas da forma mais holística e adequada, restaurando assim um equilíbrio harmónico geral do organismo e estabelecendo uma terapia que seja tão direccionada e individualizada quanto possível.
É um exame cómodo, indolor e sem quaisquer efeitos secundários negativos.
Já pode marcar o seu!
Para saber mais informações contacte-nos.

Desintoxicação Global

O que é um tratamento de “desintoxicação”?
Uma questão importante na Medicina Biológica é a desintoxicação do organismo. Literalmente, significa “limpeza do corpo.”
Todas as toxinas que se acumulam no seu corpo, por exemplo:
– a partir do ambiente (poluição do ar ou tabaco);
– da má nutrição,
– ou através de medicação (por exemplo, se tiver tomado antibióticos, anti-inflamatórios e/ou corticosteróides) . . todas estas toxinas podem bloquear o seu sistema imunitário (de defesa) e perturbar o reflexo das respostas do sistema nervoso.
Todas estas toxinas são a razão pela qual o seu corpo já não trabalha otimamente, mesmo que, aparentemente, não tenha nenhum sintoma.
Eliminar todas estas toxinas é uma estratégia importante, especialmente quando se trata de doenças crónicas e/ou degenerativas. Alguns medicamentos trabalham especificamente sobre o fígado e outros sobre os rins ou no sistema linfático. A limpeza do sistema linfático, particularmente, é considerada muito importante na bio-mesoterapia.
COMO É QUE O SEU ORGANISMO ACEITA OS ALIMENTOS QUE INGERE?
Já imaginou que pode ser intolerante ao açúcar? ou ao leite de vaca? ou ao pão? ou à banana?
Hoje em dia, é possível, com uma simples extração de sangue, saber quais os alimentos aos quais é INTOLERANTE.
O 1º conceito a entender, é que intolerância não é o mesmo que alergia alimentar. Esta última manifesta-se através de reações tão fortes que não passam despercebidas (asma, erupções cutâneas, prurido,…) e que alertam imediatamente para o problema, sendo, por isso, fácil estabelecer uma relação causa-efeito com o alimento ingerido.
Pelo contrário, a reação negativa que provoca a ingestão de algum alimento intolerante, acontece de modo subtil e, por isso, chamamos-lhe sensibilidade alimentar mascarada.
Além do excesso de peso, há outros sinais que podem advir duma intolerância alimentar não detectada: cansaço, apatia, ansiedade, depressão, dores de cabeça, transpiração excessiva, digestões pesadas, obstipação/diarreia, sdr do colón irritável, asma, rinite, eczema cutâneo, fibromialgia, etc.
A dificuldade é que estes sintomas manifestam-se de modo isolado e esporádico e poucas vezes se pensa na hipótese duma incompatibilidade alimentar.
Este exame permite-lhe melhorar a sua saúde, neste sentido: eliminando, durante um período de 3 meses, os alimentos e aditivos alimentares aos quais é intolerante (embora nunca tenha tido sintomas), o seu organismo dessensibiliza-se a esses alimentos e entra num processo de auto-cura (desintoxicação).
Após este período de tempo, poderá (de preferência, sob supervisão médica) voltar a ingerir estes alimentos, com segurança.
Para saber mais sobre este exame contacte-nos.

Drenagem Linfática Manual

A técnica de drenagem linfática manual, foi descrita em 1936.
É usualmente prescrita pelo seu médico de Medicina Integrativa, dependendo do seu caso clínico, dado que ajuda muito nos tratamentos de desintoxicação.
Deve ser efetuada por pessoal qualificado para o fazer.
Temos, no nosso Centro de Medicina Integrativa, técnicos especializados nesta técnica.
Qualquer duvida, ou para mais informações, contacte-nos.

Factores de Crescimento Plaquetários

O QUE É?
Trata-se de um tratamento muito fácil de executar, com resultados comprovados. As plaquetas são células do nosso sistema sanguíneo.
Os fatores de crescimento são proteínas, libertado do plasma influenciam o processo biológico necessário à cicatrização/regeneração dos tecidos moles, tais como ligamentos, músculos e pele.EXPLICAÇÃO DA TÉCNICA
Através de uma recolha de sangue do paciente:
O sangue é preparado e colocado numa centrífuga que, através de movimentos de alta rotação, separa o plasma – rico em fatores de crescimento plaquetário – dos glóbulos. Assim que a separação é concluída, o concentrado de plasma e plaquetas é administrado por uma simples injeção no local da lesão a tratar, ou várias micro injecções (como rugas ou tratamentos de cabelo).EM QUE CASOS SE APLICA ESTE TRATAMENTO?
É indicado em processos de cicatrização, regeneração celular e para controlo de processos inflamatórios. Vulgarmente usado em tratamentos médico-estéticos e osteoarticulares.
Para saber mais sobre este tratamento contacte-nos.

Hipnose

O transe hipnótico é uma combinação de relaxamento físico e perspicácia mental que pode ser despoletado naturalmente ou por intervenção de um terapeuta qualificado. A hipnose é um estado mental a que estamos todos sujeitos no nosso dia-a-dia, por exemplo, quando sonhamos “acordados” e o nosso meio envolvente “fica desligado”. A anatomo-fisiologia do cérebro permite ao ser humano entrar em estados de transe de forma natural e biológica.
A neurofisiologia da Hipnose
O estado hipnótico é uma condição mental em que o cérebro humano apresenta alta atividade psíquica, com uma maior irrigação cortical e subcortical. Este estado leva a um aumento da produção de neurotransmissores como por exemplo endorfinas, serotonina, dopamina e noradrenalina, envolvidos principalmente em sensações de felicidade e bem-estar.
“Hipnose é um estado de consciência na qual o conhecimento que adquiriu durante toda sua vida, e que você usa automaticamente, torna-se de repente disponível para mudanças qualitativas (…)”, esta é a definição de hipnose moderna preconizado por Milton H. Erickson, em 1975.
No caso de estar interessado em mais informação ou quiser consulta médica, utilizando a técnica de hipnose clinica, p.f. contacte-nos.

Homeossiniatria

A Homeossiniatria resulta da integração de sistemas terapêuticos complementares, como a Mesoterapia, a Acupuntura e a Homeopatia.
É uma abordagem médica complementar, na qual o médico, com conhecimentos de Medicina Integrada (incluindo Medicina Tradicional Chinesa), aplica, mediante injeção subcutânea, no paciente medicamentos de Homotoxicologia, em pontos de acupuntura.
A ideia é procurar um efeito sinérgico de potenciação, entre o efeito do medicamento e do ponto e acupuntura, para chegar a uma cura mais rápida e profunda do paciente.
É uma técnica terapêutica, usada após uma primeira consulta, quando queremos potenciar o efeito dos medicamentos, usando os pontos de acupuntura. Embora use agulhas, é praticamente indolor, dado que só se sente “a picada da agulha”, muito fina usada para esse efeito.
Indicações:
– Estética (rugas, celulite, flacidez cutânea, flacidez muscular, excesso de peso, estrias…)
– Sistema Musculoesquelético  (na maioria das afecções do aparelho musculoesquelético, incluindo, dores articulares, tendinites agudas, contraturas musculares, …)
– Intolerâncias aos medicamentos tomados por via oral
-Situações agudas em que procuramos rapidez de ação
…..
Esta informação é meramente informativa e não dispensa a consulta com o seu médico. Para mais informações, contacte-nos.

Homotoxicologia / Homeopatia

O Dr. Samuel Hahnemann, no século XIX, desenvolveu uma área da medicina, conhecida como homeopatia. A Homeopatia pode ser descrita como um tratamento com substâncias medicinais, as quais, num indivíduo saudável, causam sintomas similares aos da própria doença. Como uma vacina, a medicina homeopática ativa os mecanismo de defesa do corpo e estimula o sistema imunitário a entrar em ação.
A OMS considera a homeopatia uma medicina tradicional desde 2003.
Na Alemanha, França e Reino Unido a homeopatia exerce-se dentro sistema sanitário publico.
Em 2008, organização médica colegial espanhola reconheceu o exercício de homeopatia como um ato médico, aproximadamente, 9600 médicos espanhóis prescrevem medicamentos homeopáticos.
O dia Europeu da homeopatia é a 23 de Março.O que é a medicina homotoxicológica?
Expandindo-se nos fundamentos da homeopatia, o Dr. Hans Heinrich Reckeweg descreveu as doenças, como sendo o processo natural de defesa do corpo contra substâncias (causadoras dessa doença), chamadas homotoxinas.
Estes processos de defesa do corpo manifestam-se numa variedade de sintomas como febre, cefaleias, infecções de repetição, inflamações, diarreia, fraqueza e mal-estar geral.
O Dr. Reckeweg fabricou os seus próprios medicamentos, aos quais chamou preparações “antihomotóxicas”, com as quais tratava os seus doentes.Como é que os medicamentos de homotoxicologia funcionam?
Os medicamentos de homotoxicologia consistem em substâncias, medicamente ativas e homeopaticamente processadas.
Cada componente amplifica a eficácia dos outros, por isso fornece ajuda eficaz a um processo patológico ainda mais complicado.
Os medicamentos de homotoxicologia ativam o sistema de defesa do corpo, neutralizando, assim, a doença causada pelas homotoxinas.
Os medicamentos bio-reguladores fazem com que os receptores específicos dos linfócitos (TCR) potenciem o sinal, portanto, os linfócitos mostram uma união mais ajustada ao antigénio. Estabelece-se um equilíbrio entre as células TH1 (implicadas na imunidade mediada por células) e as células TH2 (que facilitam a produção de anticorpos), regulando assim a resposta Inflamatória pelas células TH3.
Para que doenças podem ser prescritos os medicamentos de homotoxicologia?
Os medicamentos de homotoxicologia são MUITO EFICAZES no tratamento de doenças crónicas (nomeadamente do sistema respiratório, articular/reumático, pele, etc).
Também são alcançados resultados terapêuticos excelentes no tratamento das desordens agudas nas áreas gastrointestinais, respiratórias, dermatológicas, otorrinológicas (como gripes e infecções de repetição).

Quais são as vantagens dos medicamentos de homotoxicologia?
Os medicamentos de homotoxicologia  praticamente não têm efeitos secundários e podem ser facilmente combinados com outros tipos de medicamentos. Esta vantagem é particularmente importante para doentes crónicos, que necessitam de diversa medicação ao mesmo tempo; Ou seja, reduzimos o risco imprevisível de intolerância e efeitos secundários dos medicamentos crónicos do doente, melhorando, por isto, a sua qualidade de vida.

Que vantagens existem em usar esta terapêutica complementar no meu problema de saúde?
O facto dos médicos desta equipa clínica de Medicina Integrada prescreverem, quando necessário, medicamentos de homotoxicologia, implica que estejam atualizados com os mais modernos conhecimentos em terapêuticas de imunomodulação com medicamentos de baixas doses antigénicas.
Obviamente, que quando se consulta um médico com formação nesta área, devemos lembrar-nos que as suas bases são uma licenciatura em Medicina, e só depois todos os outros conhecimentos de diferentes abordagens; o que significa que, conforme juramento de Hipócrates, que todos os médicos aceitaram, a nossa tarefa principal é o bem estar global de cada paciente.

Adaptado de www.sochomotox.com, por Ana Moreira.
Qualquer comentário ou sugestão a este texto: consultorio@anamoreira.pt

Massagens Terapêuticas

MASSAGEM TERAPÊUTICA (TUI-NA)
As diferentes técnicas da Tui Na têm por objetivo regular a função dos meridianos, equilibrando o respetivo fluxo de energia: sedá-la se estiver em excesso e tonificá-la caso esteja enfraquecida, expelindo os fatores patogénicos da doença
Esta massagem conduz a resultados físicos evidentes, tais como relaxamento, estimulação e regulação do sistema neuro-muscular, favorecendo também a regulação emocional.MASSAGEM DE RELAXAMENTO COM AROMATERAPIA
A Massagem de Relaxamento é uma massagem profunda e relaxante, que restabelece o equilíbrio do corpo e mente.
Aplicam-se óleos essenciais selecionados individualmente e várias técnicas que têm como principal função promover a melhoria da circulação sanguínea, remover substâncias tóxicas, aliviar o stress e restabelecer a área psico-emocional, fisiológica e energética de cada indivíduo.
Esta massagem é especialmente indicada para aliviar e prevenir o stress e fadiga, melhorar a circulação, relaxar os músculos e aliviar tensões físicas e emocionais.SHIATSU
A palavra Shiatsu deriva do japonês Shi = a dedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo.
O principal objetivo do Shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia

Mesoterapia

O que é a “bio-mesoterapia”?
A bio-mesoterapia é uma terapia em que locais específicos são injetados com produtos biológicos. A maioria destas injeções são dadas sob a pele ou nos músculos, com uma técnica especial, semelhante à mesoterapia clássica. Podemos chamar-lhe bio-mesoterapia, porque a injeção é dada com produtos biológicos e bio-compatíveis com o nosso organismo.Que tipo de produtos são injetados?
Depende do seu tipo de problema; ou seja, para rugas e / ou flacidez facial, injetamos um determinado tipo de produtos, para dores musculares, outros; para dores articulares/ artroses, outros, para uma revitalização geral/sexual, um outro tipo de medicamentos, etc. Cada injeção é individualizada segundo o paciente.Estes produtos são seguros para mim?
As ampolas não contêm altas concentrações de substâncias ativas. Contêm produtos diluídos. Como resultado, os efeitos secundários tóxicos são muito improváveis. Além disso, as ampolas utilizadas no auto-sanguis e em bio-mesoterapia são fabricadas por empresas com garantia de qualidade na produção dos seus produtos. A maioria das ampolas utilizadas para a injeção são feitas na Alemanha e são submetidas a regras muito estritas de controlo da qualidade e sistemas. Os estudos clínicos em milhares de pacientes têm confirmado a segurança destas ampolas que usamos.

Como é que estas diluições têm um efeito efetivo sobre o meu corpo?
O facto da maioria das ampolas conter baixas concentrações de extratos vegetais é, frequentemente, uma razão para a medicina convencional criticar os eventuais efeitos destes produtos. Mas os produtos utilizados no auto-sanguis e na bio-mesoterapia não são diluídos. É por isso que lhes chamamos de micro-doses. Portanto, é mais do que apenas “injetar água”.

Como é que esta pequena dose pode influenciar o meu corpo?
Quando recebe uma vacina contra o tétano (por exemplo), apenas pequenas quantidades do produto são necessárias para estimular o seu sistema imunológico (que é o seu sistema de defesa). Algumas vacinas podem proteger seu corpo durante vários anos contra essa doença grave! As injeções de bio-mesoterapia ou de auto-sanguis, não são vacinações, mas o mecanismo de ação é semelhante: micro-doses do produto certo, no local certo do organismo, podem ter um efeito enorme! A bio-mesoterapia produz os seus efeitos clínicos, uma vez que estimula o sistema imunitário para reiniciar as suas capacidades curativas.

Foi comprovado que a bio-mesoterapia, estimula o meu sistema imunológico?
Os médicos (principalmente na Alemanha, Itália e Colômbia) comprovaram nos seus doentes, os efeitos espetaculares destas injeções, durante décadas. O problema foi “provar” perante os outros colegas como estas injeções realmente trabalham. Uma pesquisa recente sobre bio-mesoterapia deu novas perspectivas sobre a forma como estes produtos atuam. A investigação científica tem demonstrado que, por exemplo, um medicamento de homotoxicologia funciona através do sistema imunológico [por exemplo, os mecanismos de ação de um medicamento (TraumeelÒ) incluem, a inibição da IL 1ß e inibição de TNF-a)].

Mas como é que a bio-mesoterapia me pode ajudar com a minha dor ou inflamação, ou com as minhas rugas ou celulite?
Na medicina convencional, o medicamento suprime os sintomas imediatamente. É por isso, por exemplo, que é preciso tomar doses elevadas de substâncias químicas, a fim de suprimir a dor. E logo que a medicação deixa de trabalhar, ou se aumenta a dose ou é preciso tomar outro medicamento para tirar a dor. Esta afirmação é válida para anti-inflamatórios, medicamentos para controlar a pressão arterial ou para níveis elevados de colesterol. É assim que estes medicamentos são concebidos.
No entanto, no auto-sanguis no cotovelo ou na bio-mesoterapia, os medicamentos são injetados em pequenas doses, a fim de estimular os processos naturais auto-curativos do organismo. Estas micro-doses ativam mecanismos internos; portanto, o efeito da cura vem de “dentro” do seu corpo – e não a partir de produtos químicos.
É a reação do seu sistema imunitário, que irá produzir reações de auto-cura. A reação do seu corpo varia entre uma melhor circulação sanguínea local, ao relaxamento dos músculos ou desintoxicação generalizada.

A bio-mesoterapia irá ajudar-me mais rapidamente do que outras técnicas terapêuticas convencionais?
É óbvio que injeções de micro-doses são menos “poderosas” do que, por exemplo, corticosteróides injetáveis. A dose utilizada é muito pequena para suprimir imediatamente a inflamação.
Mas não é esse o objetivo da bio-mesoterapia!
Consideramos, do ponto de vista da Medicina Biológica, uma inflamação como um elemento importante para uma verdadeira e duradoura cura. A meta do bio-mesoterapia é estimular os processos inflamatórios naturais, a fim de obter uma completa e natural cicatrização da ferida ou tecidos. Então, fazemos exatamente o contrário dos medicamentos convencionais.
Como resultado, o alívio sintomático pode demorar algum tempo, especialmente para os casos crónicos. Mas quando se trata de lesões agudas, os efeitos das injeções são aparentes quase imediatamente.

Como são dadas essas injeções?
A maioria das pessoas (especialmente, aqueles que estão apreensivos sobre injeções, porque tiveram más experiências com injeções na infância) fica surpreendido quão fácil e rápido estas injeções são dadas. De facto, as injeções de bio-mesoterapia não podem ser comparados com as “habituais” injeções da medicina convencional. Não são dolorosos como uma “injeção de um hospital”, por exemplo, porque a agulha utilizada é muito fina e a quantidade injetada é muito pequena.
A maioria delas são indicadas para injetar sob a pele, outros são dadas em pontos específicos no músculo ou nos seus ligamentos.
O seu médico não dá as injeções arbitrariamente. Estas são administrados em locais do seu corpo escolhidos cuidadosamente. O local onde o médico injeta o produto é tão importante como o próprio produto. É diferente para cada paciente, consoante as queixas.

Quantas injeções vou receber em cada sessão?
No auto-sanguis, os medicamentos são injetados “por grupos terapêuticos”; neste caso, pode receber entre 3 a 6 “piquinhas” no cotovelo.
Na bio-mesoterapia, as injeções são dadas em mais de um lugar anatómico, durante cada sessão. Por exemplo, se o seu médico quer trabalhar na zona do seu fígado, vai dar cerca de 7 pequenas injeções sob a pele do seu abdómen. Se tiver dor no seu cotovelo, o seu médico irá procurar pontos dolorosos no seu braço, e injetar cada um numa sessão. Nesse caso, pode receber entre três a dez injeções no seu cotovelo. Assim, na maioria dos casos, algumas injeções são dadas numa zona específica (ou em diversas áreas) do corpo em cada sessão.

Quantas sessões de bio-mesoterapia serão necessárias?
O facto do seu médico utilizar pequenas doses de produto, significa que tem que ser mais paciente. Se você já teve problemas durante vários meses ou mesmo anos, o seu médico deve trabalhar em “diferentes camadas”. Se se trata de um caso mais complexo, temos de procurar  as causas mais profundas e trabalhar sobre essas queixas.
Às vezes, o seu sistema hormonal tem de ser regulado.
Ou o seu médico vai propor-lhe uma desintoxicação, mesmo antes de começar a trabalhar sobre os seus sintomas.
Como resultado, pode precisar de cinco sessões, ou mesmo mais para se sentir melhor.
Tem de perceber que estes produtos são produtos que não apresentam qualquer um dos principais efeitos colaterais, para estar motivado a ser mais paciente do que é habitual.
A longo prazo, porém, os resultados da bio-mesoterapia são mais duradouros, porque a cura vem de dentro e não depende de ter que “tomar os comprimidos todos os dias” para tirar os sintomas.

Existe algum elemento de risco com estas micro-injeções?
É claro que o médico que decide a utilização da bio-mesoterapia, vai fazê-lo de acordo com as técnicas mais recentes. Este é o seu dever como profissional médico. Isto inclui uma técnica de injeção correta, e, naturalmente, a utilização de material descartável estéril. Este último significa que a agulha nunca esteve em contacto com qualquer outro paciente e que qualquer transmissão de doenças é impossível. Isso deve dar-lhe a confiança na segurança da técnica.

Quando é que o meu médico deve sugerir bio-mesoterapia?
A bio-mesoterapia não pode curar todos os seus problemas médicos. Isto não é um milagre terapêutico. Cabe ao seu médico decidir o que pode ser tratado e o que não pode. A maioria dos doentes tratados com bio-mesoterapia é porque estão com dor e não suportam o uso de analgésicos convencionais. No entanto, é importante perceber que bio-mesoterapia não se destina a “tirar” a dor, como a “medicação convencional”. As dores são vistas como um importante “sinal” do seu corpo de que algo vai mal. É similar a uma luz vermelha no painel do seu carro: o objetivo não é apenas “retirá-lo”, mas sim procurar o motivo mais profundo. Isso significa que, se as dores podem ser atenuadas com bio-mesoterapia – sem prescrever analgésicos – há boas razões para concluir que as causas mais profundas da dor foram eliminadas.

Ouvi dizer que as coisas podem piorar imediatamente após o primeiro tratamento. É verdade?
Tudo depende. Cada caso é diferente.
Às vezes, melhora imediatamente após a injeção. Isso significa que se vai sentir melhor dentro de poucos minutos após a injeção.
Mas, quando se lida com queixas que têm persistido durante meses ou anos, as coisas precisam de algum tempo para se curar. Pode notar que, após os primeiros tratamentos (especialmente o dia após a injeção), se sente um pouco pior, experimentando mais dor ou desconforto. Este agravamento temporário, normalmente significa que os processos de cura estão sendo ativados e passa rapidamente.
Em bio-mesoterapia é chamado de “reação fase”. Mas quando perceber que isto significa que estamos no “caminho” da verdadeira cura, estará disposto a aceitar estas reações menores, no início do tratamento.
Muitas pessoas ainda acreditam que é necessário parar os tratamentos convencionais quando escolhem a medicina biológica. Isto não é verdade. Em alguns pacientes, até pode ser vantajoso combinar a abordagem convencional com a bio-mesoterapia.
Quando estiver a ser tratado por um médico especializado em Medicina Biológica, vai continuar a tomar a sua medicação habitual. Este profissional é que lhe indicará, quando a deixará de tomar, se isto for possível, é claro.
Cada caso deverá ser tido em conta individualmente.

Conclusão
A mesoterapia é uma técnica médica segura e eficiente, usada em Medicina há várias décadas. Na bio-mesoterapia os produtos injetados são diferentes e usamos estas injeções para estimular as capacidades de auto-cura do seu organismo.
Vale a pena pensar se esta é uma abordagem que o poderá ajudar com os seus problemas pessoais de saúde.

Micro-perfuração

O tratamento por micro-perfuração é um tratamento rejuvenescedor para tratar zonas diversas do corpo ou rosto sendo considerado o mais atual sistema de terapia para a pele.Caracterizando-se pela sua eficácia e segurança, este tratamento inovador recorre a uma tecnologia de vanguarda para perfurar a pele.Usa múltiplas microagulhas, de profundidade ajustável e com múltiplas velocidades, que perfuram a pele com um ângulo de 90 graus, potencializando os resultados de rejuvenescimento, porque aumenta a absorção do produto ativo, sem dor ou desconforto, sendo assim seguro para o paciente, porque há menor agressão da epiderme.

Este tratamento é ideal para rugas, cicatrizes de acne e queimaduras, cicatrizes com queloide, flacidez da pele da mama, flacidez da pele da zona abdominal (pós-parto, por exemplo) e estrias.

Tendo como base de funcionamento o mecanismo da própria agressão/lesão, gera-se um processo natural de cicatrização, que confere a este tratamento para as rugas ou cicatrizes, uma abordagem holística.

Através destas características, consegue-se atingir e tratar zonas de difícil alcance, nomeadamente os lábios, o nariz, a zona interna das coxas ou as regiões que se localizam em redor dos olhos.

Para saber mais informações contacte-nos.

Ozonoterapia

Introdução Histórica
A Ozonoterapia é um conjunto de técnicas que utilizam o Ozono como agente terapêutico num grande número de patologias. É uma terapia totalmente natural com poucas contraindicações e efeitos secundários mínimos, sempre que se realize corretamente.
A história da Ozonoterapia começa na Alemanha. O percursor do uso do Ozono foi Werner von Siemens, que em  1857 construiu o primeiro tubo de indução de administração de Ozono para a destruição de microrganismos. As primeiras utilizações remontam à Primeira Guerra Mundial, onde foi utilizado como antiséptico local para tratamento das feridas de guerra. Posteriormente, estendeu-se a todo o mundo aumentando as suas indicações terapêuticas.
Em Portugal, o primeiro curso de Ozonoterapia Médica foi efetuado em 2004 e atualmente a técnica está amplamente divulgada, sendo implementada  em diversas unidades públicas e privadas; está regulamentada como terapia médica da Nomenclatura da Ordem dos Médicos de acordo com a publicação do Dec-Lei Nº 163/2013 de 24 de Abril.

O que é a Ozonoterapia?
A Ozonoterapia é uma técnica terapêutica que recorre ao ozono (O3). O ozono é facilmente assimilado pelo corpo humano, em que a molécula extra de oxigénio presente no ozono separa-se, deixando apenas o oxigénio (O2). Esta separação permite, em simultâneo, elevados processos de oxigenação e de oxidação, que se revelam eficazes no tratamento de uma alargada variedade de patologias.
Destacamos as seguintes propriedades do ozono:
Analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes.
Ajuda na desintoxicação.
Promove a decomposição do colesterol e triglicerídeos.
Aumenta o metabolismo celular.
Reduz o nível de ácido úrico.
Aumenta o fluxo sanguíneo.
Após o tratamento com ozono, o sangue melhora a sua capacidade para circular através dos capilares mais estreitos, melhorando assim a micro circulação. Para além disso, os eritrócitos ou glóbulos vermelhos desagregados e suavizados melhoram a capacidade de absorver e transferir oxigénio, entre outros fatores, pela maior superfície de contacto livre e deformabilidade.
Aumenta a quantidade de oxigénio disponível, permitindo maior oxigenação dos tecidos.
A pressão do oxigénio arterial aumenta e a pressão de oxigénio venosa diminui, melhorando a oxigenação celular. Observa-se um aumento no 2,3 DPG (Difosfo Glicerato), o que facilita a troca de oxigénio retido na oxihemoglobina e nos glóbulos vermelhos.

Elimina todo o tipo de bactérias, vírus e fungos;
É um potente cicatrizante;
Potencia o sistema imunitário:
Sob o efeito dos metabolitos do O3, evidencia-se um aumento na proliferação e atividade dos linfócitos e macrófagos, assim como aumentos nas interleucinas, citoquinas e imunoglobulinas.

Limpa as “gorduras” acumuladas nas artérias;
É um revitalizante, antioxidante e um potente aliado no combate aos radicais livres:
Estimula processos enzimáticos de base que condicionam a correta nutrição das células, a capacidade de produzir espécies moleculares condicionadas à produção de energia celular, e a melhoria das funções gerais das células humanas.

Resumindo, a mistura de O3-O2 origina uma reativação da respiração intracelular a nível mitocondrial, ao aumentar a concentração de oxigénio no sangue arterial. Tem assim um efeito revitalizante no paciente ao restaurar o metabolismo do oxigénio anteriormente perturbado, produzindo efeitos imunoestimulantes, desintoxicantes e anti-infecciosos.
Todas estas características citadas anteriormente fazem da Ozonoterapia um tratamento versátil e cada vez mais popular, tratando-se de um dos mais poderosos antioxidantes dos nossos dias, pela estimulação que exerce na produção de enzimas antioxidantes endógenas.

Para que serve a Ozonoterapia? 
São inúmeras as situações em que se pode recorrer à Ozonoterapia, sendo que esta é sempre adequada a cada caso específico. Posto isto, a Ozonoterapia está indicada em diversas patologias, tais como:
– Asma;
– Enxaquecas;
– Cansaço e fadiga;
– Artrite;
– Artrite reumatóide;
– Arteriosclerose;
– Hérnia discal;
– Dores lombares;
– Angina de peito;
– Acne;
– Eczemas/Dermatites;
– Micoses;
– Diabetes Mellitus;
– Alergias;
– Obesidade/ Excesso de Peso;
– Varizes;
– Desintoxicação das vias biliares, fígado, rins e intestinos;
– Fístulas;
– Doença de Alzheimer;
– Doença de Parkinson;
– Esclerose Múltipla;
– Alivia vários tipos de dores;
– Tratamento de diversos tipos de infeções;
– Combate à celulite;
– Tratamento de gordura localizada;
– Tratamento antienvelhecimento;
– Tratamento desintoxicação (detox);
– Síndrome de fadiga crónica e fibromialgia;
– Odontologia relacionada com lesões de cáries primárias, particularmente em crianças;
– Estomatologia para infecções crónicas e recorrentes da cavidade oral;
– Doenças infecciosas agudas e crónicas, particularmente causadas por bactérias resistentes aos antibióticos ou aos tratamentos químicos, vírus, fungos (hepatites, HIV – SIDA, infecções herpéticas e herpes zooster, infecções de papiloma por vírus, onicomicoses e candidíase, giardíases e criptosporidioses);
– Candidíases vaginal e bartholinites;
– Doenças auto-imunes (esclerose múltipla, artrite reumatóide, doença de Crohn, psoríase);
– Demência senil;
– Doenças pulmonares: Enfisema, doença pulmonar obstrutiva crónica, fibrose pulmonar idiopática e  insuficiência respiratória aguda;
– Metástases de cancro.

Processo de aplicação da Ozonoterapia
Existem várias formas de efetuar um tratamento de Ozonoterapia, sendo os seguintes processos de aplicação os mais populares:
Auto-hemotransfusão (intravenoso): utiliza-se um aparelho gerador de ozono. Retiramos sangue ao doente e depois acrescentamos ozono ao sangue; esta mistura é depois reintroduzida no organismo;
Injeção subcutânea: tal como o próprio nome indica, o ozono é injetado na zona subcutânea da pele;
Hidroterapia com ozono: o ozono é diluído em água e pode ser ingerido ou aplicado diretamente na zona do corpo a tratar;

Vapor: o ozono é aplicado no corpo através de vaporizações;
Óleos ozonizados: óleos embebidos em ozono são aplicados com movimentos de massagem diretamente na zona do corpo a tratar;
Insuflação retal;
Insuflação vaginal;
Injeção intra-articular;
Micro doses em pontos de gatilho e de acupuntura.

IMPORTANTE: a utilização do ozono deverá ser sempre preconizada por um profissional médico e de enfermagem qualificado, visto que se trata de um gás que não deve ser inalado, nem introduzido diretamente na corrente sanguínea. A ozonoterapia é um ato médico.

Saiba mais sobre Ozonoterapia:
– Ozone oxidative preconditioning: a protection against cellular damage by free radicals
– Declaração de Madrid sobre Ozonoterapia – 3 e 4 de junho de 2010
– Carta Profesor Velio Bocci

PsicoNeurolmuno Terapia

O modelo da Psiconeuroimunoterapia, inclui as estruturas, estratégias, processos e respostas fisiológicas que permitem ao ser humano ser saudável. É uma nova abordagem da Medicina que se baseia na utilização inteligente da fisiologia do corpo humano, sendo uma forma de auto-cura.
Todos temos uma sequência de reflexos fisiológicos que intervêm em todas as áreas da vida e determinam os seus resultados. Para obtermos o que desejamos, seja em qual for a área (felicidade dinheiro, saúde, tranquilidade, prosperidade,..etc.) devemos simplesmente modificar estes mesmos reflexos, instalando novos que funcionem melhor e inibam os que não lhe convêm.
Os processos e exercícios que incluam riso e diversão, são melhor assimilados pelo Sistema Nervoso, por consolidar a informação em diferentes áreas do cérebro, o que permitirá a sua utilização no dia-a-dia, consciente e inconscientemente, tornando-nos pessoas mais felizes e de bem com a vida.
Para saber mais informações contacte-nos.

Sauna de Infravermelhos

As saunas infravermelhas funcionam de forma diferente da sauna seca ou a vapor: em vez de aquecer a pele para causar a libertação de água, aquece o corpo usando temperaturas mais baixas, atuando internamente no corpo produzindo bastante suor.

Tradicionalmente a sauna começou a ser utilizada na Finlândia, mas devido aos inúmeros benefícios terapêuticos, a sua utilização rapidamente se disseminou por todo o Mundo, tendo já surgido várias versões em spas, resorts ou até mesmo em casa.
Com diversas vantagens para a saúde, a sauna tornou-se uma forma natural de auxiliar o tratamento de uma variedade de condições médicas.

Benefícios da Sauna:
• Limpa a pele em profundidade;
• Aumenta a circulação sanguínea;
• Descongestiona as vias nasais;
• Alivia dores musculares;
• Acelera a recuperação de lesões;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Alivia dores reumáticas e articulares;
• Melhora o movimento articular;
• Induz o relaxamento em condições de tensão e stress;
• Estimula as glândulas endócrinas, que são importantes para a regulação do humor, a função do tecido, o metabolismo, a função sexual e do processo reprodutivo.

Muitos produtos químicos sintéticos presentes no ambiente acumulam-se na comida, água e ar que ingerimos. Independentemente de adotar uma dieta saudável e um estilo de vida regrado, o corpo retém vestígios de produtos químicos, como pesticidas, solventes e dioxinas.

Uma maneira de se livrar das toxinas armazenadas é através do suor, logo, a sudorese estimulada pela sauna abre os poros, mobiliza as toxinas armazenadas nos tecidos e ajuda a eliminá-las.

Tipos de Sauna
Existem diferentes tipos de sauna – sauna seca, a vapor e de infravermelhos.

A sauna que consideramos ter mais benefícios para a nossa saúde é a de infravermelhos.
A luz infravermelha faz parte dos raios solares e é necessária para todos os seres vivos.
Esta luz não é prejudicial e por isso é utilizada para tratar os recém-nascidos em hospitais. Trata-se de uma luz rapidamente absorvida pelo corpo, criando uma energia térmica que transmite uma sensação de calor. Ou seja, a sauna de infravermelhos usa a luz para criar calor.

As saunas tradicionais utilizam o calor para aquecer o ar, e este vai aquecer o seu corpo.
A sauna de infravermelhos aquece o seu corpo diretamente, sem aquecer o ar ao seu redor.

As saunas em geral causam reações (como sudação vigorosa e aumento dos batimentos cardíacos) similares às induzidas por exercício físico moderado.
A sauna de infravermelhos produz estes resultados com temperaturas mais baixas do que na sauna tradicional, tornando-a uma opção para pessoas que não toleram o calor de uma sauna convencional.

Benefícios da utilização da sauna de infravermelhos:
• Eliminação de toxinas (através da sudação) e consequente desintoxicação do corpo;
• Modulação do Sistema Imune;
• Melhoria dos processos bioquímicos do organismo.

Já foram publicados vários estudos feitos quanto aos benefícios do uso das saunas de infravermelhos no tratamento de problemas de saúde crónicos, tais como: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva e artrite reumatóide. Os resultados indicam algumas evidências. É no entanto, necessário que sejam feitos mais estudos para confirmar estes resultados.

Por outro lado, não foram ainda descritos efeitos adversos com a utilização das saunas de infravermelhos.

Saiba mais sobre Sauna de Infravermelhos. Aceda aos Artigos Científicos sobre esta matéria.

Para mais informações e/ou marcações por favor entre em contacto.

Terapia Neural

A história da Terapia Neural (TN) inicia-se com a descoberta da procaína, em 1925, pelo cirurgião Alemão, Ferdinand Huneke, usou um medicamento analgésico novo naquela época, na sua irmã, que sofria de enxaquecas graves e intratáveis (à data); mas, em vez de usar a injeção intra-muscular como protocolado, usou-a endovenosamente; a crise de enxaqueca da irmã remitiu imediatamente. Este medicamento continha procaína (que é um anestésico local) que foi sintetizado pela primeira vez na Alemanha, em 1905, por Eihorn (nascendo assim a era dos anestésicos locais).
A procaína é um éster alcoólico do ácido para amino benzóico. No organismo é decomposto pelas estearases tecidulares, no decorrer de 20 a 40 minutos. Geram-se hidroliticamente PABA e dietil amino etanol, ficando sem o menor efeito tóxico. Formam-se assim, P-amino-benzol-dietil-amino etanol –hidroclorido (PABA).
Atualmente, os novos anestésicos locais necessitam de metabolismo hepático para serem eliminados
PABA -> É um elemento enzimático construtor do organismo, intermediário na formação de ácido fólico e fator citrovorum que transmite fragmentos de monocarbono no metabolismo intermédio. Tem um potente efeito contra o esclerosamento e endurecimento patológico dos tecidos.Dietil amino etanol -> É um vasodilatador que diminui a pressão arterial.EFEITOS FARMACOLÓGICOS DA PROCAÍNA:
– Repolarização da membrana celular.
– Homeostático do sistema neurovegetativo realizando retroalimentação.

– Analgésico central e periférico, também com efeito antipirético e antiespasmódico.

– Homeostático da relação sistema-nervoso/órgãos, restabelecendo a função orgânica fisiológica normal.

Efeitos adversos, raros, da procaína:
– Ligeira excitação nervosa,
– Relaxamento agradável,
– Náuseas, enjoos,
– Ligeira vertigem.
A alergia à procaína é EXTREMAMENTE RARA, pouquíssimos são os casos relatados (a maioria apresenta um ligeiro eritema à volta da zona da injeção)
TERAPIA NEURAL é uma técnica de injeção dum anestésico local (procaína) em sítios específicos do organismo, como sejam, cicatrizes, pontos gatilho e pontos dolorosos à palpação.
O sucesso da TN deve-se à especificidade do local onde é dada a injeção e não na quantidade de anestésico que é dada, ou seja, administramos uma pequena % de anestésico local diluído.
Concentrações utilizadas na TN são de 0.5%, 1% e 2%.

A injeção de procaína induz uma tensão bioelétrica sobre a membrana celular (290 mv), que, por sua vez, se torna um poderoso desbloqueador bioeléctrico e favorecedor do normal funcionamento tecidular.
A TERAPIA NEURAL, também chamada de Terapia segmentar, consiste então, na aplicação dum anestésico local (procaína), diluído, numa série bem definida de pontos com influência sobre um segmento corporal específico:
1. Sempre em pequenas quantidades de procaína, em poucos pontos, mas bem localizados.
2. Antes de uma segunda sessão, devemos esperar pela resposta individual de cada paciente.
3. Apenas quando reaparecem as queixas, deverá repetir-se o tratamento injetável.
4. Se o tratamento não demonstrar melhorias ou se essa melhoria é insignificante, o seu médico vai-lhe fazer outro esquema segmentar. Deve procurar o foco interferente que pode estar a provocar o fracasso terapêutico.
– O primeiro foco a tratar são as amígdalas.
– Cada cicatriz é um potencial foco interferente.
– Todos os potenciais focos odontológicos.

A riqueza em terminações nervosas sensíveis e vegetativas, dá à pele um lugar de importância na TN, como explicado pela frase de W. Scheit: “90% de toda a substância nervoso – vegetativa está na pele.”
Pode ser necessário efetuar esta técnica nos seguintes locais:
INJECÇÕES INTRA-ARTICULARES
– Ombro -> técnicas/abordagens: trans axilar, antero-posterior e postero-anterior,
– Cotovelo -> para artrites, artroses e epicondilites,
– Mão -> síndrome do túnel carpico, artroses e artrites,
– Joelhos -> artrites, lesões traumáticas, lesões nos meniscos, campos interferentes.

INJECÇÕES NA CABEÇA (NO COURO CABELUDO)
– Indicado para cefaleias, náuseas, vertigens, insónia, síndrome pós-traumaico craneocefálico, epilepsia, por exemplo.

INJECÇÕES NA NUCA
– Indicado para dores da nuca, dores da parte posterior da cabeça, complementar ou como tratamento de patologias de base.

INJECÇÕES NA FOSSA EPIGÁSTRICA
– Indicado para todos os transtornos do hemi-abdomen superior.

INJECÇÕES NAS CICATRIZES
– Qualquer cicatriz, não importando o tamanho, é um potencial campo interferente o qual deve ser tratado cuidadosamente, com a técnica apropriada de TN, de forma a eliminar eficazmente o possível bloqueio.

Estas situações devem ser diagnosticadas após consultas de Medicina Integrativa.
Se tem cicatrizes que possam estar interferentes, pontos dolorosos musculo-tendinosos ou dores nalgum local bem definido no organismo, pergunte-nos se esta técnica se aplica ao seu caso, pode fazê-lo através do e-mail consultorio@anamoreira.pt ou pelo telefone 222 011 216 / 932 348 037.

Saiba mais sobre Terapia Neural. Aceda aos Artigos Científicos sobre esta matéria.

Terapia Quântica Multidimensional

Terapia Quântica Multidimensional resulta da fusão de diversas técnicas, nomeadamente, a impulsoterapia, a apometria e técnicas de regressão de memória. Assenta nos princípios basilares da física quântica, no conceito da “Cura pela intenção e comando” e na sustentabilidade de hologramas vibracionais de cura.
Nasce do resultado de vários anos de experiência em atendimentos, tendo sido desenvolvida por Mónica Guimarães e Alexandre Valente, que a aplicam desde 2009.
É uma técnica mente-corpo-consciência que visa a aplicação de princípios transpessoais da realidade quântica da nossa existência. Tem uma componente cognitiva e vibracional.
Tratando as causas
Partindo do princípio que o ser humano é constituído por uma parte física e consciência multidimensional, que as memórias deste estão, muitas vezes, contidas em camadas do inconsciente, constata-se que os traumas vivenciados num passado têm repercussões no presente, assim como as crenças e conceitos obsoletos.
A função do terapeuta é trazer à superfície da consciência a causa dos desequilíbrios que afectam a vida presente do paciente. A partir da descodificação de imagens mentais e do uso de metáforas, é feito, primeiramente, o reconhecimento/consciencialização da origem/causa do problema e respectiva catarse, seguida da despolarização dos estímulos de memória associados, terminando com o ancoramento/ reconhecimento de uma nova realidade, de forma a desactivar as suas consequências negativas no “aqui” e no “agora”.
Redefinindo caminhos
Para além da aplicação da técnica, o terapeuta de QM esclarece e fornece novas perspectivas da questão, contextualizando holisticamente o problema e reorientando o paciente relativamente a novas condutas, comportamentos e posturas que o levarão à resolução do problema, desiquilibrio ou conflito. É subjacente a esta abordagem terapeutica uma responsabilização do paciente pela sua própria cura. Considera-se que toda pessoa tem condição de chegar à origem dos seus problemas e solucioná-los.
Ultrapassando bloqueios
Quando necessário, e para ultrapassar as dificuldades inerentes a condições específicas do paciente, como bloqueios, que inviabilizam, frequentemente, o acesso à informação pelo próprio, o acesso aos eventos que causaram desconfortos emocionais e mentais é assegurado pelo terapeuta, assim como a informação metafísicas das suas causas.
Promovendo o reequilíbrio das polaridades
Quando necessário, um par ou dupla de terapeutas actua em simultâneo, sendo um agente de técnicas activas de cura, e o outro passivo, como é necessário para o acesso aos registos do paciente. Assim, no decorrer do tratamento, enquanto um terapeuta, apelando ao princípio passivo feminino, acede à informação presente nos corpos subtis do paciente o outro faz uso da energia masculina de ação, ancorando mandalas, chaves e comandos quânticos de acordo com a orientação recebida pelo terapeuta “passivo”, modificando assim o padrão vibracional e transmutando os desiquilibrios presentes, transportando o paciente para o ancoramento e integração de uma nova realidade, recolocando-o no sentido do reencontro com o seu estado de equilibrio original.
A aplicação da técnica terapêutica é usada simultaneamente nos planos Causal, Mental, Emocional, atuando no Corpo etérico, logo, responde a problemas e desiquilibrios de várias ordens.
É recomendável no tratamento de:
Medo, fobias, ataques de pânico; ansiedade; desorientação e falta de rumo;
Problemas nos relacionamentos (pessoais; familiares; vocacionais; profissionais) elaboração de separações e perdas;
Depressão; apatia; desânimo; Reacções emocionais agudas; bloqueios; ideias fixas; crises;
Sonhos recorrentes; síndroma de inadequação;
Dependências emocionais; adições de substâncias;
Sintomas físicos repetitivos, dores lombares, cefaleias, enxaquecas, etc…
Todo tipo de sintoma psicossomático.Esta técnica é aplicada sempre após uma consulta prévia de anamnese do paciente, para que o terapeuta tenha dados prévios que lhe permitirão maior objectividade terapêutica.
Para saber mais informações contacte-nos.

Termografia

O que é Termografia?
Trata-se de um exame localizado ou de corpo inteiro, efectuado através de um dispositivo médico (Medical Infra Red Thermography) que faz uma avaliação da temperatura de todo o organismo.
A Termografia clínica é estudada há mais de meio século, sendo actualmente bastante utilizada nos EUA e em alguns países da UE. É uma ferramenta altamente sofisticada de pré-diagnóstico de diversas patologias. Através de um diagnostico térmico corpo podemos identificar alterações a nível da matriz extracelular.Consulte o artigo cientifico no seguinte link:https://anamoreira.pt/cmi/mais-informacoes-documentos-artigos-cientificos/

Para saber mais informações contacte-nos.

Terapia Feng Shui

A escolha da forma de objectos, padrões, plantas ou o posicionamento e altura de móveis pode mudar muita coisa na harmonia dentro da sua casa.  Exemplos de temas que uma consulta pode resolver: Como posicionar a cama num quarto para dormir melhor? Qual a melhor altura para um quadro de forma a aumentar o sucesso financeiro? Devo usar mármore ou madeira no chão da sala para ter mais saúde? Que cores usar para melhorar a comunicação do casal?

O Feng Shui contribui para maior prosperidade, saúde e estabilidade.

Para saber mais informações contacte-nos.