Medicina Dentária Integrativa

A Medicina Integrativa foca-se na saúde global e na perspectiva da cura; condicionando a doença e o seu tratamento a um nível multi-foco. Além do corpo físico, engloba a emoção vivida, o processo da mente e até o espírito, quer no diagnóstico, quer no plano terapêutico.

O Mundo atual está em constante evolução e o ser humano tem de se adaptar a novas realidades permanentemente. Com o progresso científico nas terapias complementares é necessário que a Medicina Dentária convencional também evolua no sentido de incluir a filosofia integrativa no tratamento dos pacientes, porque sabemos que isso vai influenciar a saúde global daquela pessoa.

Ao utilizar a expressão “Medicina Dentária Integrativa” referimo-nos à aplicação da visão integrativa do paciente e da saúde na Odontologia. Neste contexto, alargamos o foco do médico dentista e da sua equipa, que além da boca passa a analisar o paciente como um todo, mantendo assim o equilíbrio entre a saúde oral e o estado de saúde em geral.

O foco da medicina dentária convencional é manter a cavidade oral saudável e fazer a deteção de doenças orais. Ao adoptar uma perspectiva Integrativa na Medicina Dentária não descrevemos uma nova especialidade, mas sim uma filosofia que pode ser aplicada a todas as facetas da prática odontológica e aos cuidados de saúde em geral: procurar sempre a forma mais segura e menos tóxica para o tratamento, interferindo o mínimo possível com o terreno biológico do paciente.

Neste sentido, este tipo de Medicina Dentária é muitas vezes denominado Dentária Biológica Regenerativa, pois aplica uma abordagem mais biocompatível na procura da saúde bucal. Fazendo distinções – algumas óbvias e outras subtis – entre os materiais e procedimentos disponíveis, podemos reduzir o impacto nas respostas funcionais dos pacientes.

Através do uso de terapias complementares é possível encontrar soluções mais adequadas e biocompatíveis, definindo um plano de tratamento integrativo que respeite as necessidades do paciente.

As terapias complementares que podem ser utilizadas na dentária são: homeopatia, acupuntura, aromaterapia, exercícios de respiração neuro-vasculares, técnicas de coerência cardíaca, ozonoterapia, terapia neural e outras. Vamos ouvir uma médica a falar da importância dos colegas dentistas estarem presentes e atentos ao modo como trabalham e como isso pode melhorar (ou agravar) a saúde global de um ser humano.

Entre em contacto connosco através do email consultorio@anamoreira.pt, ou através do número 932 348 037 no WhatsApp, e marque já a sua consulta!