Não coloque garrafas de plástico de água no frigorífico

Não coloque garrafas de plástico de água no frigorífico, porque se libertam dioxinas do plástico. Não use recipientes de plástico para aquecer a comida, nem tape a comida com plástico transparente, porque se libertam dioxinas do plástico, na forma de gotícolas e caem para os alimentos.
A dioxina é carcinogénica e altamente tóxica para as células humanas. É um subproduto da combustão de plásticos, da manufacturação de produtos com cloro e de processos resultantes da produção de papel.

A dioxina é um organoclorado altamente tóxico, carcinogénico e teratogénico. É um dos poluentes orgânicos persistentes sujeitos à Convenção de Estocolmo. Os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) são compostos altamente estáveis e que persistem no ambiente, resistindo à degradação química, fotolítica e biológica. Têm a capacidade de se bio-acumular em organismos vivos, sendo tóxicos para estes, incluindo o homem. Actuam negativamente, sobretudo como disruptores dos sistemas reprodutivo, imunitário e endócrino, sendo também apontados como carcinogénicos. Outra característica muito importante é o facto de serem transportados a longas distâncias pela água, vento ou pelos próprios animais. Os POPs podem ser divididos em pesticidas (ex. DDT, aldrina, toxafeno), em Policlorobifenilos (PCBs), em Dioxinas e Furanos, sendo estes resultantes sobretudo de incinerações industriais e de resíduos.
Os organoclorados são compostos de carbono de cadeia acíclica contendo cloro, podendo conter anel aromático. Devido à sua acção cancerígena, inúmeros de seus compostos foram retirados e outros tiveram suas estruturas modificadas.
Seus principais grupos são: Toxafeno, Hexaclorocicloexano, Dodecacloro e clordecona, DDT e análogos, Ciclodienos.