Não use micro ondas

Não use micro-ondas, nem que seja só para aquecer os alimentos. Embora lhe pareça uma afirmação escandalosa, elimine essa radiação dos seus hábitos! Se, pontualmente, aquecer no micro-ondas, usar pyrex ou cerâmica e depois de quente, colocar um garfo na comida já quente, por 3 minutos, porque produz absorção da vibração. O aparelho emite micro-ondas e a comida absorvem esta radiação. O cristal não armazena radiação. [José Luís Bardasano, Madrid]. Se aquecer comida preparada ou congelada, sopas instântaneas, etc, retire-as da embalagem original e aqueça noutro tipo de recipiente.

As microondas são uma forma de energia eletromagnética (como ondas de luz ou ondas de rádio) e ocupam uma parte do espectro da força eletromagnética. Microondas são ondas muito curtas da energia eletromagnética que viaja a velocidade da luz (186,282 milhas/seg). Na nossa actual idade tecnológica, as microondas são usadas para coligar longas distancias como sinais telefônicos, programas televisivos e informações computadorizadas em todo o mundo ou em satélites no espaço. Mas as microondas mais familiares para nós é a fonte de energia para cozinhar alimentos.
Cada forno a microondas possui um magnetron, um tubo em que os elétrons são afetados pelo campo elétrico magnético em tal maneira para produzir uma radiação com um micro comprimento de ondas, cerca 2450 Mega Hertz (MHz) ou 2,45 Giga Hertz (GHz). Esta radiação a microondas interage com as moléculas dos alimentos. cada onda de energia muda a sua polaridade de positiva a negativa em cada ciclo da onda. Em microondas, estas mudanças de polaridade acontecem milhões de vezes a cada segundo. As moléculas do alimento – especialmente as moléculas da água – possuem extremidade positiva e negativa como um ímã que possui os pólos Norte e Sul. Em modelos comerciais, o forno tem uma entrada de energia de aproximadamente 1000 watts de corrente alternada. Enquanto estas microondas geradas pelo magnetron bombardeiam o alimento, elas fazem rotar as moléculas do alimento na mesma freqüência milhões de vezes por segundo. Toda esta agitação cria uma fricção molecular, a qual aquece os alimentos. A fricção também causa um elevado dano nas moléculas vizinhas, freqüentemente rasgando-as em partes ou deformando-as completamente. O nome científico para esta deformação é “isomerismo estrutural”.
Convertem a.a. em seus isómeros sintéticos, que não são biologicamente activos.