A Saúde do seu Coração

Cada vez mais é aceite pela sociedade atual que a alimentação exerce um papel determinante na nossa saúde.
Enquanto alguns alimentos nos “protegem” de doenças e promovem a longevidade, outros, podem comprometer o bom funcionamento do organismo.

O Sistema Cardiovascular ou Circulatório é responsável pela circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigénio por todo o corpo.

É formado pelos vasos sanguíneos e pelo coração, pelo que, para manter a sua saúde e vitalidade, devemos aliar uma alimentação saudável à prática de exercício físico.

Quando temos uma alimentação equilibrada, repleta de frutas, verduras e cereais integrais, o sangue circula livremente pelos vasos sanguíneos.

Existem determinados alimentos que, com o passar do tempo, podem obstruir as artérias, causando alterações na circulação e doenças cardiovasculares, que podem, inclusivamente, levar à morte.

Quando ingerimos por exemplo gorduras saturadas e gorduras trans em excesso, com o passar do tempo, começam a depositar-se nas paredes dos vasos, impedindo o normal fluxo de sangue. Consequentemente, algumas partes do corpo ficam com a irrigação sanguínea comprometida e com o aporte de oxigénio diminuído, ambos necessários para o bom funcionamento do organismo.

A doença crónico-degenerativa, que leva à obstrução das artérias (vasos que levam o sangue para os tecidos) pela acumulação de lípidos (principalmente colesterol) nas suas paredes, é designada aterosclerose.

As artérias afectadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias ficam mais estreitas.

Como consequência poderá ocorrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral, dependendo do local em que ocorra a obstrução.

Tendo em consideração a importância de uma boa alimentação para prevenir todas estas doenças, a seguir compartilhamos os melhores alimentos para ajudar a manter as suas artérias e veias permeáveis e saudáveis.

Alimentos que ajudam a desobstruir as artérias
Alho
Deve ser consumido em jejum diariamente, e o ideal é comê-lo cru (evite alho frito).
É óptimo para vários problemas de saúde, pois possui propriedades anti-oxidantes, combatendo os radicais livres do nosso corpo.
Se for sensível, experimente beber a água do alho – deixe um dente de alho dentro de um copo de água durante 12 horas e depois beba a água.

Aveia
Entre os grandes benefícios de consumir aveia está o seu poder de reduzir a habilidade do colesterol em se fixar nas paredes das artérias, evitando assim o desenvolvimento da arteriosclerose e problemas do coração.

Maçã
As maçãs possuem uma substância chamada pectina, que é uma fibra que se une com o colesterol. Também contém flavonóides que podem reduzir em até 50% o risco de sofrer um problema cardíaco.

Peixes ricos em ómega 3

O ómega 3 reduz os níveis de triglicerídeos no sangue e as placas de gordura nas veias e artérias, tem um efeito antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Entre os peixes recomendados estão o salmão, a cavala, o atum, a truta, o arenque e as sardinhas.

Limão

Poderoso alcalinizante, actua, no equilíbrio do pH sanguíneo.
O limão é muito rico em vitamina C, um importante nutriente para quem quer prevenir doenças do coração.

Canela

Com café, chá ou em qualquer outro alimento, procure consumir canela. Previne diabetes e é rica em antioxidantes, ajudando a aumentar a saúde do coração. No entanto, se for hipertenso, analise o caso com o seu médico.

Chucrute ou Repolho fermentado

Além de auxiliar na desobstrução das artérias, o repolho fermentado ajuda a “prevenir” os ataques cardíacos.

Romã
A romã é uma fruta muito poderosa, uma vez que a sua capacidade antioxidante é incomparável à da maioria das frutas.

Frutos secos

São bons aliados para evitar a obstrução das artérias e estimular a sua limpeza, devido ao seu conteúdo em gorduras monosaturadas e ácidos gordos ómega 3.
Entre os frutos secos recomendados podemos encontrar as avelãs, as amêndoas, as nozes e o amendoim.

Açafrão-da-terra ou Cúrcuma
É anti-inflamatório e possui muitas outras propriedades benéficas à saúde.
Um dos princípios ativos é a curcumina, que tem apresentado excelentes resultados como cardioprotector, podendo evitar os danos nas artérias causados pela obstrução.

Introduza estes alimentos na sua alimentação e trate da saúde do seu coração.