1. Ausência da natureza: o contacto com as árvores, a natureza e a praia, ajudam no relaxamento das pessoas que vivem o seu dia-a-dia em stress e conflitos, dado que a natureza é a maior fonte de “carga” energética do nosso organismo.
2. Falta de aceitação e objectivos na vida: não saber o que se quer da vida e ser-se vencido pela desmotivação, por não se saber como alcançar o objectivo, é um desperdício de dons e de potencial humano. Geralmente, estas pessoas são revoltadas com a vida e consigo mesmas e não aceitam as suas vidas tal como elas são. É importante saber como despertar objectivos de vida para se alcançar a tranquilidade e a paz.
3. Pensamentos negativos: estes pensamentos negativos “gastam” a nossa energia e provocam conflitos desnecessários, além de originar cansaço físico e mental. Ressentimentos, mágoas e desgostos sofridos e recalcados durante anos podem, por vezes, impossibilitar uma pessoa de prosperar e ter sucesso na vida, tanto a nível pessoal como profissional. Sentimentos de medo, culpa, ansiedade, preconceitos, etc., devem ser substituídos por sentimentos positivos de amor, amizade, compaixão, solidariedade e autoestima para que haja um equilíbrio entre o nosso ser e o mundo que nos rodeia e desta forma, ser possível recarregar energias e afastar o pessimismo e a negatividade.
4. Maus hábitos: a falta de cuidado com o organismo, como a substituição de exercícios físicos, descanso, lazer, o convívio amigável, etc., pelo excesso de trabalho, não possibilitam o descanso da mente e originam um enfraquecimento na manutenção da saúde. É necessário impôr determinados limites ao nosso ser para que não interfira nas vidas alheias e não sofrer os problemas das outras pessoas. Deste modo, é importante amadurecer a nossa própria personalidade.
Outro aspecto importante é a tomada de atitudes. O incumprimento na conclusão de determinadas tarefas ou projectos gasta muita energia. É obrigatório terminar algo ou é preferível assumir que não se vão terminar determinadas tarefas, pois, desta forma, desenvolve-se disciplina e firmeza para que, numa próxima vez, se tenha confiança para assumir que se é capaz de concluir projectos, não consumindo tempo nem energia em excesso.
5. Outras atitudes que “drenam” energia: pensamentos obsessivos, choques emocionais, nostalgia do passado ou ansiedade pelo futuro, são atitudes que nos desgastam e nos impede de sermos mais prósperos.
(Adaptado de Vera Cabellero, por Ana Moreira)