Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco já era utilizado pelos nossos antepassados para a lavagem do cabelo e para fins terapêuticos, devido às suas propriedades medicinais. Por vezes, quando conciliado com outros produtos naturais, tem efeitos benéficos para determinados problemas no organismo, ajudando a diminuir os sintomas e a “doença”.

Os estudos efetuados ao óleo de coco têm vindo a demonstrar que as gorduras que contém apresentam diferentes propriedades medicinais tais como:

  • Redução da gordura abdominal – acredita-se que o óleo de coco acelera a capacidade do organismo de queimar a gordura abdominal;
  • Melhorar a saúde “neurológica” devido aos ácidos gordos de cadeia média;
  • Prevenção de furúnculos, ajudando no alívio das dores provocada pelos mesmos;
  • Melhorar a cicatrização – permite uma rápida cura de feridas pois ocorre um estímulo no epitélio e um aumento da atividade enzimática antioxidante, com produção de colagénio no tecido;
  • Eliminação de fungos.

Além destas vantagens terapêuticas, o óleo de coco é um dos ingredientes mais populares usados em produtos caseiros – cremes para o corpo, protetores solares e produtos de beleza. Ultimamente, passou a ser adicionado aos produtos de cabelo pelas suas variadas vantagens.

Há centenas de anos que na Índia, Sri Lanka, Indonésia, Malásia e Filipinas, as mulheres utilizam o óleo de coco para manter o seu cabelo longo, sedoso, hidratado e naturalmente colorido.

O uso do óleo de coco é um forte aliado para a saúde do seu cabelo, uma vez que é rico em ácido láurico que tem grande afinidade para a proteína do cabelo devido ao seu peso molecular.

Vantagens da utilização do óleo de coco no cabelo

  1. Previne a queda de cabelo

A perda de cabelo pode ser causada por alterações inflamatórias da pele, infeções fúngicas e deficiências nutricionais.

O óleo de coco é rico em gorduras saudáveis, que nutrem o cabelo em todo o seu comprimento e o couro cabeludo, combatem as infeções da pele e reduzem a inflamação.

Para usar, misture 2 colheres de sopa de óleo de sálvia e 3 colheres de sopa de óleo de coco. Cozinhe em lume baixo até ficar homogéneo. Deixe arrefecer até ficar morno (teste na sua mão). Aplique tudo na sua cabeça antes de dormir e cubra com uma touca de banho. De manhã lave e penteie como o habitual.

  1. Repara os danos do cabelo

O óleo de coco é considerado o melhor óleo natural para a prevenção de danos do cabelo.

Foi o único óleo que demonstrou efeitos na redução de perda da proteína do cabelo e no reforço da haste capilar.

Pode aplicar nas pontas do cabelo para evitar que fiquem espigadas.

  1. Amacia o cabelo

Na maioria das vezes, os cabelos ficam encrespados devido à secura excessiva das cutículas e da haste capilar. O óleo de coco é hidrofóbico, o que significa que repele a água, mas também retém a humidade no interior da haste do cabelo, proporcionando assim uma suavidade que evita a quebra do fio de cabelo.

Aplicar o óleo de coco 10-15 minutos antes de lavar o seu cabelo, para o deixar liso e sedoso. Também pode aplicar o óleo de coco nas pontas espigadas de forma a conseguir pentear o cabelo mais facilmente.

  1. Elimina Caspa

A caspa é uma alteração crónica do couro cabeludo, caracterizada pela descamação da pele do couro cabeludo, que pode ser causada pela pele seca, por fungos, entre muitas outras razões.

A presença de ácidos gordos no óleo de coco tornam-no um agente anticaspa muito eficaz.

Consegue realmente tratar a caspa, ao eliminar a infeção fúngica e hidratar a pele seca.

Para usar, misture o óleo de coco e o óleo de sésamo em partes iguais, e massaje no couro cabeludo. Deixe atuar 30 minutos antes de lavar o cabelo.

Pode repetir este procedimento sempre que lavar o cabelo até resolver o seu problema.

  1. Elimina os piolhos

Os piolhos são um problema muito comum nas crianças.

A maioria dos tratamentos para eliminação dos piolhos são altamente tóxicos, queimam o couro cabeludo e danificam o cabelo.

O óleo de coco é muitas vezes utilizado para tratar piolhos em crianças pequenas porque hidrata a pele, em vez de a irritar ainda mais. É eficaz até mesmo contra piolhos que são resistentes aos pesticidas comuns utilizados.

O óleo de coco envolve os piolhos, sufocando-os lentamente, e previne que os piolhos e os seus ovos fiquem agarrados aos fios de cabelo.

Para usar, aplique uniformemente em todo o cabelo, e deixe atuar durante vários dias. Continue a aplicar mais óleo, à medida que verifica que ele é absorvido pela pele e cabelo.

  1. Evita que o cabelo fique grisalho

As células produtoras de pigmento (melanócitos) localizadas na base de cada folículo piloso são responsáveis pela cor do seu cabelo. No entanto, à medida que envelhecemos, estas células vão-se tornando menos eficientes e acabam por morrer.

O óleo de coco evita a perda da sua cor natural, pois nutre o couro cabeludo, protegendo a base dos seus folículos pilosos.

Massaje o cabelo com óleo de coco e limão todos os dias durante pelo menos 15 minutos.

A maioria dos champôs orgânicos ou à base de plantas já contêm um pouco de óleo de coco. No entanto, se a marca que está a usar não tem, pode sempre adicionar um pouco para começar a desfrutar dos benefícios.

Adaptado de http://www.noticiasnaturais.com e http://www.healthyaeon.com por Ana Moreira.