Germinados – O que são?

Germinados – O que são?
A germinação de sementes para a alimentação humana, que o movimento de saúde natural tem divulgado, era já usada pelos Sumérios há 6 000 anos, pelos chineses, desde a época do Imperador Shang Nung e pelo povo Hunza, na sua época áurea.

Em poucos dias, são obtidas grandes quantidades de vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas. Assim, no trigo:
• O caroteno (provitamina A) é multiplicado por 8 numa semana.
• As vitaminas B2, B12, e PP são multiplicadas por 4 a 6 vezes.
• A vitamina C aumenta 6 a 8 vezes.
• A digestão e a assimilação tornam-se mais fáceis pela intensa actividade enzimática.
Utilize os germinados na sua alimentação como dieta regular e verá aumentada a sua dose diária de vitaminas e outros elementos vitais.

As sementes germinadas são um super – alimento para a nossa saúde. O seu incomparável valor biológico recomenda a sua utilização por todas as famílias.
Devido ao seu grande valor energético e tónico, as sementes germinadas devem ser consumidas de preferência ao almoço: ao natural, em saladas, na sopa, acompanhando legumes, em sanduíches, …

Preparação: O método de germinar é:
– Fácil: pode ser feito em qualquer cozinha.
– Económico: basta água e calor ambiente para se obterem os resultados pretendidos.
– Rápido: alguns minutos por dia para cuidar das sementes são suficientes.

Método de Germinar, utilizando os germinadores de barro (sem chumbo).
– quantidade de sementes secas a usar em cada “andar”:
• 1 Colher de café rasa para sementes pequenas (luzerna,..)
• 1 Colher de café bem cheia para sementes médias (trigo, …)
• 1 Colher de sopa para sementes grandes (soja, grão de bico, …)

– quais as sementes que podemos utilizar?
• Os cereais integrais: trigo, centeio, aveia, cevada…
• As leguminosas: soja, lentilha, grão, tremoço, luzerna, ervilha…
• As crucíferas: agrião, mostarda, rabanetes…
• O girassol, o feno-grego…

1ª Operação: Pôr as sementes inteiras e escolhidas (sem grãos partidos para evitar os riscos de fermentação e de bolores tóxicos) no recipiente perfurado inferior. Este é colocado no recipiente nº 1. Cobrir as sementes com água de nascente e, coberto com a peça nº 5 (tampa), deixar durante uma noite (48 horas para as sementes maiores: soja, ervilha, grão,..)

2ª Operação: Na manhã seguinte, escorrer e enxaguar muito bem as sementes. Deixar sempre um pouco de água no recipiente nº 1, mas abaixo do nível das sementes em germinação.

3ª Operação: À noite enxaguar de novo as sementes e colocar o recipiente que as contém no topo do germinador. Pôr em serviço sucessivamente os recipientes que se encontrem nas posições inferiores (repetindo a 1ª operação). Tapar o germinador com a tampa (nº5) para conservar as sementes na obscuridade. Proceder assim diariamente. A partir do 4º ou 5º dia de germinação (dependendo da temperatura ambiente), as primeiras sementes estarão prontas para consumo.

Manutenção do Germinador:
Lavar os recipientes em água sem detergente, escovando o fundo inferior de cada um dos elementos. Verificar se os furos de escoamento não estão entupidos. Secar bem antes de guardar, no caso de deixar temporariamente de utilizar.

Broto é o estádio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8 e 10cm de altura e apresentam folhas definidas. O grão germinado é o momento inicial, quando apenas uma pequena haste aparece. Brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal! São facilmente digeridos e assimilados e correspondem, nas suas características fisiológicas, a um processo pré-digestivo, pelo qual as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carbohidratos complexos em açúcares simples, e as gorduras em ácidos gordos. Há também o aumento da presença de minerais, enzimas, fito-hormonas e antibióticos naturais.