Sons Curativos

Este exercicio pretende ser uma ferramenta simples, com a qual podemos deixar fluir as nossas EMOÇÕES.

É importante perceber que, quando não deixamos fluir adequadamente as nossas emoções, estas podem deixar de ser saudáveis, tanto para nós (porque nos fazem dano ao ficarem retidas), como para os que nos rodeiam (porque as projectamos nos outros).

Este exercício foi idealizado por Xabier Etxegoien. É extremamente simples e eficaz.
É uma adaptação simples de um exercício indicado pela Medicina Tradicional Chinesa.

Os médicos chineses acreditam que determinadas emoçoes, se vão concentrando em determinados orgãos, podendo levar a uma circulação inadequada de energia nessa zona e nesse meridiano. Se o processo continua e “não limpamos os canos” esporadicamente, o orgão em questão, pode acabar sobrecarregado oou doente.

MODO DE EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO

Primeiro, sentamo-nos numa cadeira, confortavelmente, mantendo as costas direitas o mais possível, sem nos apoiarmos nas costas da cadeira.

Colocamos as mãos descansando comodamente nas nossas pernas.
Os joelhos e a anca deverão fazer um ângulo de 90º com o corpo.
Depois, visualizamos ou imaginamos o orgão que corresponda (sem ter medo de o estar a imaginar correctamente; não importa uma anatomia correcta, simplesmente a visualização do orgão), segundo a tabela em baixo:

tabela

Assim que tenhamos a visualização/ imaginação do orgão em questão na nossa mente, “esquecemo-nos” dele [não é preciso que continuemos a tentar visualizar, dado que já colocamos a nossa atenção sobre ele]…o que iremos fazer de seguida, irá dirigir-se “automaticamente” a esse orgão concreto.
De seguida, fazemos uma respiraçao abdominal, inspirando pelo nariz e expirando pela boca (ou seja, quando inspiro, a “barriga” sai para fora, inchando; e quando expiro, ou seja, deito ar pela boca, a “barriga desincha”).

Inspiro, entrando o ar pelo nariz, e, ao expulsar o ar pela boca, “expulso” também a emoção “negativa”, juntamente com o som que lhe corresponda. Para expulsar/soltar a emoção negativa, é suficiente pronunciar mentalmente essa emoção [por exemplo, se escolho “limpar” a emoção MEDO, não é necessário pensar em nenhuma situação da minha vida em que tenha sentido medo, dado que é suficiente repetir mentalmente a palavra MEDO, porque a própria palavra contém todo o significado, toda a informação, todas as vivências…].

Assim, expulsamos o ar pela boca, juntamente com o som (lembrar que são sons “surdos”) e a emoção, pronunciando mentalmente a palavra; enquanto o fazemos, imaginamos/visualizamos vivamente como o orgão em questão se liberta dessa emoção que estava “presa”, e o invade uma sensação de ligeireza e de paz.

Idealmente, deve fazer-se DEZ vezes em cada orgão (o exercício completo levará cerca de dez minutos), uma vez por dia.

O momento adequado do dia para se fazer o exercicio deve ser aquele que cada pessoa considere melhor, mas, é recomendável fazê-lo antes de deitar, dado que assim descarregamos o nosso organismo daquilo que foi vivido ao longo do dia, fazendo com que o sono se torne mais profundo e reparador.

Ao fazer o exercicio, podemos sentir-nos enjoados ou tontos; isto explica-se pelo facto de que estamos movimentando emoções e estamos a respirar mais profunda e rapidamente do que o normal. Se isto acontecer, basta esperar um pouco, diminuir a velocidade da respiração e seguirmos com o exercício.

A recomendamos fazer este exercício todos os dias, impreterivelmente, durante 3 ou 4 semanas. Este exercício pode melhorar o nosso bem estar, porque nos liberta de emoções mal geridas.

Para mais informações entre p fem contacto.

[voltar]